nobel2018Prêmio Nobel de Física

02/10/2018 — O americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland foram anunciados como os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2018. Eles dividirão o prêmio de nove milhões de coroas suecas, equivalente a R$ 4.098.402. O americano foi premiado pela pesquisa sobre pinças ópticas e a aplicação delas em sistemas biológicos. Essas pinças conseguem agarrar partículas, átomos, vírus e outras células vivas com dedos de raios laser. O francês e a canadense foram laureados pelo método de geração de pulsos de raios laser supercurtos de alta intensidade, utilizados em cirurgias para os olhos. Donna Strickland é a terceira mulher a vencer o prêmio. A primeira foi a polonesa Maria Curie, em 1903, e a segunda a americana Maria Mayer, em 1963.

arthur ashkin1Os Laureados
ARTHUR ASHKIN nasceu no dia 02 de setembro de 1922, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Filho de judeus ucranianos, terminou o ensino médio na Escola James Madison. Depois de concluir a faculdade na Universidade de Colúmbia, empregou-se como técnico no laboratório de radiação da instituição. Depois, frequentou a Universidade de Cornell, onde estudou física nuclear. Recebeu o título de doutor em 1952. Depois, foi trabalhar no Laboratório Bell, um dos maiores centros de pesquisas dos Estados Unidos. Nesse laboratório, realizou pesquisas no campo da microondas e do raio laser. Além da pinça óptica, que lhe deu o Nobel de 2018, realizou estudos importantes na área da fotorefratação.

gerard mourou 1GÉRARD MOUROU nasceu no dia 22 de junho de 1944, na cidade de Albertville, França. Depois de concluir a faculdade, assumiu a direção do Laboratório Francês de Ótica Aplicada. Mais tarde, foi para os Estados Unidos, onde lecionou por 16 anos na Universidade do Michigan. Em 1977, assumiu nova cátedra na Universidade de Rochester. Foi nessa instituição que, junto com a aluna DONNA STRICKLAND, desenvolveu o método de lasers supercurtos, estudo que deu a ambos o Nobel de 2018. Paralelamente à carreira científica, tentou, a partir de 2000, a carreira de cineasta, realizando vídeos publicitários. A parceira Donna Strickland nasceu no dia 27 de maio de 1959, na cidade de Guelph, Província de Ontário, Canadá.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados