2018 vencedoresNobel de Química

03/10/2018 — Os americanos Frances Arnold e George Smith e o inglês Gregory Winter foram anunciados como ganhadores do Prêmio Nobel de Química. Eles vão dividir o prêmio em dinheiro, equivalente a R$ 4,1 milhões. A Frances ficará com a metade do valor por ter conduzido a primeira evolução dirigida de enzimas, as proteínas que catalisam reações químicas. Essas enzimas podem manufaturar desde biocombustíveis até produtos farmacêuticos. O George, por seu lado, desenvolveu um método, sob o qual um vírus que infecta uma bactéria pode ser usado para desenvolver novas proteínas. Já o Gregory, aproveitando o método do George, trabalhou para produzir medicamentos para combater doenças autoimunes e curar o câncer metastático.

20181003 nobelOs Laureados
FRANCES HAMILTON ARNOLD nasceu no dia 25 de julho de 1956, na cidade de Edgewood, Estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Depois de se formar, completou a pesquisa de pós-doutorado em química biofísica na Universidade de Berkeley. Em 1986, juntou-se ao Instituto de Tecnologia da Califórnia como professora visitante. Foi promovida a professora titular em 1996. É inventora de mais de quarenta patentes, o que a fez co-fundadora, em 2005, da empresa Gevo Inc., especializada em criar combustíveis e produtos químicos a partir de produtos renováveis. Em 2013, também se tornou co-fundadora da empresa Pró-Vida, com vistas à pesquisa de alternativas de pesticidas para a proteção de lavouras.

20181010 nobelGEORGE PIECZENIK SMITH nasceu no dia 10 de março de 1941, na cidade de Norwalk, Estado do Connecticut, Estados Unidos. É professor emérito de ciências biológicas na Universidade Missouri-Columbia. Estudou biologia no Haverford College e obteve o doutoramento em bacteriologia e imunologia na Universidade de Harvard. Também fez pós-doutorado na Universidade do Wisconsin, antes de se juntar à faculdade do Missouri-Columbia em 1975. Passou o ano acadêmico 1983-1984 na Universidade Duke. Em suas pesquisas, desenvolveu a técnica de amostras de fagos, apresentada, pela primeira vez, em 1985. Esse estudo lhe deu o Prêmio Nobel de 2018.

20181010 nobelGREGORY PAUL WINTER nasceu no dia 14 de abril de 1951, na cidade de Leicester, Inglaterra, Reino Unido. Concluiu a pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Cambridge. Especializou-se na sequenciação de proteínas e ácidos nucleicos. Em 1989, foi um dos fundadores da Cambridge Anticorpus Technology, uma das primeiras empresas comerciais de biotecnologia envolvidas na engenharia de anticorpos. Nesse trabalho, descobriu o humira, o primeiro anticorpo totalmente humano do mundo. A empresa se tornou, com as descobertas, uma das mais rentáveis do mundo na produção de medicamentos para o combate de doenças auto-imunes, significando um passo importante para a cura do câncer.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados