Imprimir

 frances-hodgson in119 de fevereiro de 2013
linha-gif

Está chegando às livrarias brasileiras uma nova edição do livro O Jardim Secreto, da escritora inglesa Frances Hodgson Burnett. O livro tem 344 páginas, preço sugerido de R$ 29,50 e é um produto da editora Companhia das Letras. A tradução é assinada por Sônia Moreira. De acordo com o enredo, a personagem infantil Mary Lennox perdeu os pais na Índia e teve de voltar a morar na Inglaterra. Lá, é abrigada na mansão de um tio, que quase não a vê. Essa situação solitária parece concordar com sua personalidade, que não se mostra muito afetada pela morte dos pais, pois eles, afinal, não costumavam dedicar muito tempo a ela.

Na nova casa, porém, ela acaba fazendo uma improvável amizade com o primo Colin, garoto adoentado, que vive tão isolado do mundo quanto ela. Juntos, descobrem e exploram um jardim que permanecia fechado desde a morte da mãe do garoto. A obra já havia sido lançada no Brasil em 1993 pela Editora 34, com tradução de Ana Maria Machado. Esta nova edição, porém, traz um iluminador prefácio da escritora, crítica e estudiosa da literatura infantil Alison Lurie. Ela destaca, por exemplo, a ousadia da autora em compor uma história infantil, cujos protagonistas são, pelo menos no início, crianças muito desagradáveis (Veja, 20/02/2013).

o-jardim-secreto p1O livro foi adaptado para o cinema em 1993 pela cineasta polonesa Agniezka Holland, com Kate Maberly e Heydon Prowse nos papéis principais. Foi um sucesso de bilheteria. Arrecadou mais de trinta milhões de dólares somente nos Estados Unidos e mais de dois milhões e quinhentos mil euros somente na Inglaterra. Frances Hodgson Burnett nasceu no dia 24 de novembro de 1849, na localidade de Cheetham Hill, Manchester, Inglaterra. Morreu no dia 29 de outubro de 1924, na localidade de Plandome, Nova York, Estados Unidos. Além de O Jardim Secreto, escreveu outros dois sucessos de público: O Pequeno Lorde (1885) e A Princesinha (1905).