Imprimir

a historia que nao esta no gibiMaurício

30/08/2017 — Está chegando às livrarias brasileiras o livro “A História Que Não Está No Gibi”, a autobiografia do escritor e caricaturista Maurício de Sousa. O autor conta a história da sua vida, desde a infância na cidade de Mogi das Cruzes até o sucesso alcançado na cidade de São Paulo. Ele começou a escrever histórias infantis com 19 anos. Passou muito tempo lendo gibis e estudando para ser um ilustrador. O primeiro trabalho foi como desenhista de tirinhas para o jornal Folha d Tarde. Os dois primeiros personagens foram o Franjinha e o Bidu. Mas aceitação nacional veio, mesmo, com a criação da Turma da Mônica. Além de inúmeros gibis, a turma foi tema de produções televisivas e de dois filmes: “As Aventuras da Turma da Mônica”, de 1982, e “Turma da Mônica — Uma Aventura No Tempo”, de 2007.

chico bento 7 anosChico
12/06/2016 — Está chegando às livrarias, através da Companhia das Letras, o livro “Chico Bento, 7 Anos”, do escritor e cartunista Maurício de Sousa. Na história, publicada originalmente no segundo número da revistinha do Chico, em 1982, o caipira está completando sete anos, idade que, na tradição popular, marca o início do amadurecimento das crianças. Num enredo cheio de metáforas, o personagem visita uma gruta e encontra seus bisavós e amigos (entre eles dois anjos e um cachorro), festeja com eles o seu aniversário e vai embora, aparentemente pela última vez. A história é a mesma que o Mauricio publicou em 1982.

O destaque fica com as belas ilustrações do volume, feitas pela recifense Rosinha Campos, premiada desenhista que deu outra cara ao conhecido Chico BentoChico Bento (também conhecido como Francisco Antônio Bento) é o personagem principal da “Turma do Chico Bento”, criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. O personagem foi criado em 1961, inspirado num tio-avô do autor. Estreou em 1963, como coadjuvante das tirinhas dos personagens Hiroshi e Zezinho (que passaram a ser chamados Hiro e Zé da Roça), mas acabou se tornando o protagonista daquele universo. A primeira revista própria foi lançada em 26 de agosto de 1982. Chico é um típico caipira brasileiro. Anda descalço, usa chapéu de palha e adora pescar com o pai. Morava com os seus pais, Seu Bento e Dona Cotinha, num sítio nas cercanias da fictícia Vila Abobrinha, no interior de São Paulo.

mauricio-de-sousa chico-bento1Possui uma avó paterna, Vó Dita, contadora de “causos” e de histórias folclóricas, envolvendo lendas, tais como a da Mula-Sem-Cabeça, do Saci, do Lobisomem, do Curupira, dentre outras. Além da namorada Rosinha, aparecem em suas histórias o Zé Lelé (seu primo), o Zé da Roça, o Hiro, o Anjo Gabriel (seu anjo da guarda), a Dona Marocas (a professora), o Nhô Lau (dono de uma plantação de goiabas), seu primo da cidade Zeca, etc. Em duas histórias especiais, foi mostrado o nascimento da sua irmã, Mariana. Mas esta morreu na mesma história, tornando-se uma estrela. Ela voltou na segunda historia, “Um Presente de Uma Estrelinha”, como estrela, para conversar com Chico em seu aniversário. No final da história, vemos o futuro, em que Mariana reencarna como filha do Chico e da Rosinha.