Imprimir
Categoria: Sandy Lima
Acessos: 11144

ECAD

28/01/2023 — A Sandy Lima comemorou quarenta anos. Cantora, compositora e atriz, ela tem uma carreira musical solo, mas sua trajetória também ficou marcada pela formação de uma dupla de sucesso com o irmão Junior Lima. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais aproveitou a data para fazer um estudo sobre o trabalho da artista. A música mais tocada no Brasil nos últimos cinco anos foi a “Me Espera”. Em seguida, na segunda e terceira posições, ficaram “As Quatro Estações” e a “Olha o Que o Amor Me Faz”. A Sandy tem 69 composições e 700 gravações cadastradas no banco de dados do ECAD. Nos rendimentos autorais dos últimos cinco anos, a cantora recebeu 85% avindos dos segmentos de shows, emissoras de rádio e sonorização ambiental.

Sandy

frontal1SANDY LEAH LIMA nasceu no dia 28 de janeiro de 1983, na cidade de Campinas, São Paulo. Segundo se conta, o seu nome Sandy foi escolhido por causa do filme Grease — Nos Tempos da Brilhantina. Seus pais — Noely Pereira de Lima e Durval de Lima (o cantor Xororó) — assistiam ao filme no dia em que começaram a namorar. O filme marcou tanto o casal, que, ao terem a primeira filha, lhe deram o nome da personagem central, vivida pela cantora-atriz Olivia Newton John. O nome central (Leah) é bíblico, de origem hebraica, e decorre da grande religiosidade da mãe. Iniciou a carreira de cantora ainda criança, ao lado do irmão Júnior Lima.

Em 1989, eles se apresentaram pela primeira vez no programa televisivo Som Brasil. Um ano depois, gravaram o primeiro álbum: Aniversário do Tatu, lançado em 1991. Em menos de um mês, as vendagens alcançaram 250 mil cópias. Quando tinha 13 anos (1996) foi reconhecida como intérprete ao participar de um especial em homenagem a Elis Regina, apresentado pela Rede Globo. A partir daí, embora continuasse a parceria com o irmão, cantou junto com vários outros expoentes da música popular brasileira, como Pedro Mariano, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e outros. Também cantou com ídolos internacionais, especialmente com Adrea Bocelli em Vivo Por Ella e com o Black Eyed Peas em Nas Mãos da Sorte.

A dupla com o irmão durou 17 anos. Em 2007, anunciaram a separação. Em 2010, lançou o primeiro disco-solo, intitulado Manuscrito. Em 2011, concedeu uma entrevista à revista Playboy, a qual causou polêmica por causa de uma declaração sobre as preferências pelo sexo anal. Além de cantora, teve experiência como atriz no seriado Sandy & Júnior, apresentado pela Rede Globo em 1999, na novela Estrela Guia, apresentada pela mesma emissora em 2001 (foi a protagonista Cristal, par romântico de Guilherme Fontes), e no filme Acquaria, uma fantasia futurista, lançada nos cinemas em 2003. Estima-se que tenha vendido quase 20 milhões de discos na carreira (18 álbuns lançados junto com o irmão Júnior). Em 2015-2016, participou como mentora-jurada do programa “PopStar”. Também em 2016, lançou o álbum “Meu Canto”, gravado ao vivo.