frida-khalo desnudosDois Desnudos Na Floresta

13/05/2016 — O quadro da Frida Kahlo, “Dos Desnudos en el Bosque” (“La Tierra Misma”), de 1939, foi vendido por oito milhões de dólares (cerca de R$ 27 milhões) num leilão promovido pela Christie's, em Nova York, um recorde. O valor mais alto registrado até então por uma tela da pintora mexicana era da obra “Raíces” (1943), que, em 2006, obteve 5,6 milhões de dólares num leilão da Sotheby's, também em Nova York. Frida foi a primeira artista plástica latino-americana a superar a marca do um milhão de dólares, com a sua tela “Diego y Yo”, comprado por 1,4 milhão de dólares em 1990. Sua personalidade, seu estilo e o pequeno número de obras fazem dela uma das artistas mais exclusivas da América Latina.

frida-kahlo1Frida Kahlo
Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón
nasceu no dia 6 de julho de 1907 e morreu o dia 13 de julho de 1954, na cidade de Coyoacán, Distrito Federal, México. Ao contrário de muitos artistas, não se interessou pela pintura quando criança. Somente no período de 1922 a 1925, quando frequentou uma escola de arte na Cidade do México, é que começou a mostrar o seu talento. Começou a pintar com mais afinco durante o período de recuperação de um acidente numa via férrea. Em 1938, fez a sua primeira exposição na cidade de Nova York, Estados Unidos.

Depois, foi para Paris, França, em 1939, tornando-se uma das referências das artes plásticas mundiais na época. É considerada a maior artista mexicana de todos os tempos. Embora os críticos coloquem a sua obra como expoente do movimento surrealista, ela própria rejeitou o rótulo, dizendo que pintava basicamente a sua realidade. Em 2002, sua vida foi levada às telas do cinema. Dirigido pela cineasta Julie Taylor, o filme teve como protagonista a atriz Salma Hayek, também mexicana. No centenário do seu nascimento, em 2007, a maioria das suas obras espalhadas pelo mundo foi reunida numa exposição comemorativa no Palácio de Belas-Artes da Cidade do México.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados