Imprimir
Categoria: Pintores Brasileiros
Acessos: 3507

almeida-jr in1Almeida Júnior
linha-gif

JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR nasceu no dia 8 de maio de 1850, na cidade de Itu, São Paulo. Morreu no dia 13 de novembro de 1899, na cidade de Piracicaba-SP, assassinado por motivos passionais.

Em 1869 ingressou na Academia Imperial de Belas-Artes e teve aulas com Vítor Meireles e Le Chevrel. Em 1876, viajou para Paris, França, com uma pensão oferecida pelo imperador Dom Pedro II, para aperfeiçoar-se com o artista Alexandre Cabanel. Passou a pintar obras tipicamente acadêmicas, como O Descanso da Modelo (1882). Entrou em contato com o movimento impressionista, mas não se influenciou pela nova técnica.

Neste mesmo ano, voltou ao Brasil e decidiu residir e trabalhar em São Paulo, onde passou a fazer retratos sob encomenda. Exibiu o quadro O Derrubador Brasileiro na Exposição de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, em 1884. Seguiu a tendência do retrato clássico, tornando-se um dos primeiros nomes do academicismo brasileiro a valorizar a temática nacional — mais especificamente a paulista —, com obras como Amolação Interrompida e Caipira Picando Fumo (1893). Suas pinturas registram personagens típicos do interior paulista, com seus objetos, roupas e costumes. A mudança agradou ao público e à crítica. Em 1898, foi premiado com a medalha de ouro do Salão Nacional de Belas Artes.