Imprimir
Categoria: Pintores Italianos
Acessos: 2241

andrea-del-castagno1Andrea del Castagno

ANDREA DI BARTOLO DI BARGILLA nasceu em dia e mês incertos do ano de 1421, na localidade de San Godenzo, Toscana, Itália. Morreu no dia 19 de agosto de 1457, na cidade de Florença.

Pouco se sabe sobre a sua infância e a sua adolescência. Sabe-se que trabalhou com Filippo Lippi e Masaccio, dois expoentes do Renascimento, em Florença. Após pintar no Palácio Podestá um mural em que apareciam enforcados os adversários de Cosme de Médici, foi obrigado a se afastar da cidade. Indo para Veneza, realizou afrescos na Abadia de São Zacarias. De volta à Toscana, pintou no Castelo de Trebbio um São João Batista e um São Jerônimo.

Entre 1445 e 1450, realizou algumas de suas obras mais importantes: uma Ceia e três Cenas da Paixão, pintadas no refeitório do Mosteiro de Santa Apolônia. A partir dessa época, começou a pintar retratos e a renovar a decoração profana. É dessa fase o mural Homens e Mulheres Ilustres, em que, para maior efeito plástico, pintou as figuras em tamanho distorcido. Realizou, ainda: Lázaro, Marta e Madalena na casa de Otaviano de Médici; uma pintura equestre de Nicolò da Tolentino, na Igreja de Santa Maria del Fiore; e Crucificação, ainda hoje em Santa Apolônia.

andrea-del-castagno ceia1