francisco-alves1Francisco Alves

FRANCISCO DE MORAIS ALVES nasceu no dia 19 de agosto de 1898, na cidade do Rio de Janeiro. Morreu no dia 27 de setembro de 1952, na cidade de Pindamonhangaba, São Paulo.

Trabalhou como engraxate e operário, antes de iniciar a carreira de cantor, por volta de 1918. Em 1919, realizou a sua primeira gravação, feita em disco popular, contendo a marcha O Pé de Anjo, de José Barbosa da Silva, o Sinhô. Com o pseudônimo de Chico Viola, integrou o conjunto Oito Batutas e gravou discos na marca Parlophon, entre os quais o seu primeiro grande sucesso, A Voz do Violão, de 1928. Em 1931, formou com o cantor Mário Reis, uma dupla de grande popularidade, provocando o aparecimento de inúmeros imitadores.

Participou de vários filmes nacionais, entre eles Alô, Alô, Brasil. Realizou mais de trezentas gravações através das gravadoras Parlophon, Odeon, Colúmbia e RCA Victor. O rádio e essas gravações fizeram dele o cantor de maior prestígio em todas as épocas no Brasil. Era conhecido como “o rei da voz”, tendo deixado também inúmeras composições. Morreu em acidente automobilístico quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro. O Buick em que estava colidiu violentamente com um caminhão. Seu corpo ficou totalmente carbonizado devido ao incêndio que se seguiu à colisão. Integra a lista de 25 cantores e compositores incluídos entre as 500 personalidades brasileiras mais importantes de todos os tempos, escolhidas pelo Almanaque Abril de 2000.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados