ft1Lagrange

JOSÉ LUÍS LAGRANGE nasceu no dia 25 de janeiro de 1736 na cidade de Turim, Região do Piemonte, Itália. Morreu no dia 10 de abril de 1813 na cidade de Paris, França. Embora tenha nascido na Itália, pertencia a uma família de ascendência francesa. Ainda na adolescência tomou contato com obras dos geômetras gregos. Com 16 anos foi nomeado professor de matemática da Academia de Artilharia de Turim. O interesse pela matemática se intensificou quando, com 17 anos, leu os escritos do britânico Edmund Halley. Em 1755 trabalhou no problema das isoperimetrias, as figuras geométricas que têm o mesmo perímetro. 

Em 1758, com a ajuda de alguns dos seus melhores alunos, criou uma sociedade que publicou os tratados “Miscelânia Taurinênsia”, nos quais aparece a maior parte dos escritos dele. Em 1766 esteve na cidade de Berlim e foi admitido na academia local de ciências. Mais à frente foi chamado de volta a Paris pelo rei Luís XVI. No início da Revolução Francesa temeu pela vida, mas as pesquisas que fizera lhe granjearam a simpatia do novo regime. Em 1793 foi nomeado presidente da Comissão de Reforma de Pesos e Medidas, que na ocasião introduziu na França o sistema métrico. Em 1795 tornou-se professor da Escola Normal de ParisDois anos depois conseguiu o cargo de professor de matemática na recém-criada Escola Politécnica

Nessa escola tentou criar um sistema de cálculo que não utilizasse os infinitesimais ou os limites do Isaac Newton. Apesar de não ter alcançado integralmente esse objetivo, os estudos abriram novos caminhos para pesquisas posteriores. Na época, publicou a “Teoria das Funções Analíticas” e em 1810 começou a rever a sua obra mais importante, a “Mecânica Analítica”, composta de duas partes. A primeira trata de estatística e a outra apresenta o desenvolvimento da dinâmica dos corpos rígidos e dos fluídos. Orgulhava-se desse livro porque nele lançava mão apenas de operações algébricas. Lagrange criou as bases para o desenvolvimento da teoria dos grupos e sistematizou o estudo das equações diferenciais e derivadas parciais.


 

 

 


Cinema

star wars p1


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados