herbert-vianna in1Herbert Vianna

HERBERT LEMOS DE SOUSA VIANNA nasceu no dia 4 de maio de 1961, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Filho de militar, mudou-se, ainda criança, para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro. Mudaram-se depois para o Rio de Janeiro e fundaram o grupo Paralamas do Sucesso. Depois de dez anos de sucesso da banda, gravou o primeiro disco-solo Ê Batumaré (1992). Depois, seguiram-se Santorini Blues (1997) e O Som do Sim (2000), com participação de Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.

Desde cedo, interessou-se por pilotagem. Em 2001, o ultraleve que pilotava caiu no mar, no Rio de Janeiro. No acidente, morreu a mulher. Ele ficou quarenta e quatro dias no hospital, parte desse período em estado de coma. Mesmo paraplégico, tempos depois retomou a carreira. De lá para cá, voltou aos palcos e gravou os álbuns Longo Caminho (2002), Uns Dias ao Vivo (2004), Hoje (2005) e Brasil Afora (2009). Em 2011, estrelou uma campanha publicitária da empresa de telefonia Nextel. Em 2012, lançou o disco Victoria.

Além de cantor, é um compositor de sucesso, um dos que mais arrecadam com direitos autorais. Compôs para diversos intérpretes. Dentre essas canções, destacam-se: Pra Terminar (Ana Carolina); Soldado da Paz (Cidade Negra); Só pra te Mostrar (Daniela Mercury); Caleidoscópio (Dulce de Quental); Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim (Ivete Sangalo); Por Que Não Eu? (Kid Abelha); Nada Por Mim (Marina Lima); O Amor Não Sabe Esperar (Marisa Monte); Amor em Vão (Paulo Ricardo); O Caroço da Cabeça (Titãs); Um Amor, Um Lugar (Fernanda Abreu).


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados