ney-matogrosso2Ney Matogrosso

Está chegando às lojas Atento aos Sinais, novo disco do cantor Ney Matogrosso. Oito das catorze faixas do são de jovens compositores. De tonalidade pop e rock, o som tem também Paulinho da Viola, com a faixa Roendo as Unhas, duas composições de Itamar AssumpçãoNoite e Isso Não Vai Acabar Assim, além de Vítor Ramil, com A Ilusão da Casa. Segundo a crítica Roberta Pennafort, do jornal O Estado de S. Paulo, um dos shows do ano, Atento aos Sinais poderia ter um caráter retrospectivo, já que o artista completou quarenta anos de carreira em 2013. Entretanto, o cantor vem com coisas absolutamente novas, antenado com as manifestações de rua ocorridaas em julho. O disco sai pelo selo Som Livre e tem preço sugerido de R$ 24,90.

ney-matogrosso3NEY DE SOUZA PEREIRA nasceu no dia 1.º de agosto de 1941, na cidade de Bela Vista, Mato Grosso do Sul. Ex-integrante dos Secos & Molhados (1971-1974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar a carreira solo com o disco Água do Céu — Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes. É considerado pela revista Rolling Stone o trigésimo primeiro maior cantor brasileiro de todos os tempos. Embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos Secos & Molhados, passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade.

Em 1983, quando completou dez anos de estreia no cenário artístico já possuía dois discos de platina e dois discos de ouro, principalmente pela grande repercussão da canção Homem com H, de 1981. Distinguido por sua rara voz de contratenor, também é conhecido por suas performances ao vivo. Atribuem a sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico desde os anos de 1970 a uma certa mudança dos conceitos sobre o comportamento masculino apropriado no Brasil. De acordo com os críticos, dos cantores brasileiros, é um dos poucos — senão o único — que pode merecer o título de showman. Em março de 2009, foi o protagonista do filme Luz Nas Trevas e, em 212, apareceu em Gosto de Fel.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados