Ney & Ecad

02/08/2021 — No aniversário dos 80 anos do Ney Matogrosso, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição listou os maiores sucessos gravados pelo cantor. As músicas “Poema”, “Sangue Latino” e “Tanto Amar” são as mais tocadas nos principais segmentos de execução pública: emissoras de rádio, casas de festas e eventos de maneira geral. A música-líder do ranking foi uma composição do Cazuza para a avó paterna. Só foi encontrada pela mãe do compositor anos depois. A “Poema” virou sucesso na voz do Ney Matogrosso no final da década de 1990. O cantor tem 951 gravações registradas no ECAD, órgão que arrecada e distribui os valores referentes aos direitos autorais na música. Para marcar o aniversário, o Matogrosso lançou o EPNu com a Minha Música”.

ney-matogrosso3NEY DE SOUZA PEREIRA nasceu no dia 1.º de agosto de 1941, na cidade de Bela Vista, Mato Grosso do Sul. Ex-integrante dos Secos & Molhados (1971-1974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar a carreira solo com o disco Água do Céu — Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes. É considerado pela revista Rolling Stone o trigésimo primeiro maior cantor brasileiro de todos os tempos. Embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos Secos & Molhados, passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade.

Em 1983, quando completou dez anos de estreia no cenário artístico já possuía dois discos de platina e dois discos de ouro, principalmente pela grande repercussão da canção Homem com H, de 1981. Distinguido por sua rara voz de contratenor, também é conhecido por suas performances ao vivo. Atribuem a sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico desde os anos de 1970 a uma certa mudança dos conceitos sobre o comportamento masculino apropriado no Brasil. De acordo com os críticos, dos cantores brasileiros, é um dos poucos — senão o único — que pode merecer o título de showman. Em março de 2009, foi o protagonista do filme Luz Nas Trevas e, em 212, apareceu em Gosto de Fel.

ney-matogrosso2Sinais
11/11/2013 — Está chegando às lojas Atento aos Sinais, novo disco do cantor Ney MatogrossoOito das catorze faixas do são de jovens compositores. De tonalidade pop e rock, o som tem também Paulinho da Viola, com a faixa Roendo as Unhas, duas composições de Itamar Assumpção — Noite e Isso Não Vai Acabar Assim, além de Vítor Ramil, com A Ilusão da Casa. Segundo a crítica Roberta Pennafort, do jornal O Estado de S. Paulo, um dos shows do ano, Atento aos Sinais poderia ter um caráter retrospectivo, já que o artista completou quarenta anos de carreira em 2013. Entretanto, o cantor vem com coisas absolutamente novas, antenado com as manifestações de rua ocorridas em julho.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados