20160721Vamos
Fugir

27/06/22022 — Das 784 músicas gravadas na carreira pelo Gilberto Gil, a “Vamos Fugir” foi mais a tocada nos últimos dez anos. A informação, divulgada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais, faz parte de um estudo em homenagem aos oitenta anos do artista baiano.  A música “Aquele Abraço”, samba que cita o apresentador Chacrinha e a Escola de Samba Portela, aparece no segundo lugar.

Os dados levam em conta as repetições nos segmentos de execução pública, como rádio, shows e músicas ao vivo. Por outro lado, a canção do Gil mais gravada por outros artistas é a “Lamento Sertanejo”, composição em parceria com o sanfoneiro Dominguinhos. Essa música, lançada na década de 1970, faz parte do álbum “Refazenda”. O texto explora as características da vida no sertão. O estudo também apontou que “amor” é a palavra que mais aparece nos títulos de canções do artista. São 18 repetições.

G Gil

GILBERTO PASSOS GILE MOREIRA nasceu no dia 26 de junho de 1942 na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia. Primogênito da família, residiu, na infância, na cidade de Ituaçu. Manifestou talento para a música com apenas três anos de idade. Aos nove anos, voltou para a capital baiana. Começou a compor no início dos anos de 1960, ao mesmo tempo em que cursava administração na Universidade da Bahia.

Gravou a primeira música — “Bem Devagar” — em 1962. Em 1965, mudou-se para São Paulo para melhor direcionar a carreira e para assumir um cargo na empresa Jessy Lever. Na capital paulista, participou do espetáculo teatral “Arena Canta Bahia”, do Augusto Boal. Na televisão, em 1966, destacou-se no programa “O Fino da Bossa”, apresentado pela Elis ReginaO primeiro disco saiu em 1967, no mesmo ano em que ganhou projeção no III Festival da Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record.

O primeiro lugar veio com a música “Domingo No Parque”. Em 1969, foi preso pelo regime militar. Liberado, decidiu viver exilado em Londres, Inglaterra. Voltou para o Brasil em 1972, ano do disco “Expresso 2222”. Como político, destacou-se na luta pela despoluição do litoral baiano. Em 1999, veio a consagração mundial, com o Prêmio Grammy de melhor disco na categoria “música mundial”. Voltaria à política em 2003 como ministro de cultura do governo Lula da Silva. Ficou no cargo até 2008. Além de 64 discos na carreira, emplacou 68 músicas em trilhas sonoras de filmes, novelas, séries e minisséries.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados