05Genival

GENIVAL LACERDA nasceu no dia 15 de abril de 1931 na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba. Morreu no dia sete de janeiro de 2021, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. O artista internou-se num hospital em maio de 2020 para se tratar de um acidente vascular cerebral. Teve alta três dias depois e passou a se tratar em casa. Nas no dia quatro de janeiro de 2021 o quadro de saúde dele piorou. Levado para um hospital da Unimed não resistiu. O corpo do cantor e compositor foi sepultado na cidade natal, Campina Grande, que decretou luto oficial por três dias.

Genival transformou-se num dos grandes nomes do forró. Com carisma e irreverência, ganhou a idolatria popular. Conhecido por todo o Brasil durante 64 anos de carreira, era um símbolo da cultura do Nordeste. Antes da fama, chegou a trabalhar como radialista na Paraíba, mas fez a primeira gravação como cantor quando já morava no Recife, em Pernambuco, para onde se mudou em 1953. O primeiro disco saiu em 1956. Era um compacto duplo com o forró “Coco de 56”, escrito por ele em parceria com o João Vicente, e o xaxado “Dance o Xaxado” em parceria com o Manoel Avelino. Viveu no Rio de Janeiro durante o auge da popularidade do forró e conviveu com outros artistas fundamentais do estilo como o Dominguinhos e o Luiz Gonzaga.

Com o Jackson do Pandeiro teve uma relação ainda mais próxima, mesmo sendo bem mais novo.  Desde os anos de 1990, voltou a morar no Recife. Nos últimos anos, não tinha novos sucessos nas rádios, mas manteve o ritmo de shows e o reconhecimento popular. De acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorias, o artista tem 675 gravações registradas no órgão. A música mais popular dele é a “Severina Xique-Xique”, escrita e gravada originalmente em 1984. Em 2009 participou como ele mesmo do documentário “O Rei da Muganga”. No total gravou 49 discos entre 1956 e 2015. Em 2016 ganhou título de cidadão recifense da Câmara de Vereadores local. No final de 2017 recebeu no Palácio do Planalto a medalha da Ordem do Mérito Cultural, oferecida a personalidades com grande contribuição pra a cultura brasileira.

02 04 01

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados