Imprimir
Categoria: Astros Ingleses
Acessos: 2622

robingibb in121 de maio de 2010
linha-gif

O músico Robin Gibb, do grupo Bee Gees, morreu neste domingo (20/05/2012), aos 62 anos, após uma longa batalha contra um câncer de cólon. O cantor estava internado desde o mês passado em uma clínica particular de Londres, na Inglaterra. Em abril, chegou a passar mais de uma semana em coma depois de contrair uma pneumonia.

Na última semana, após ter sido submetido a uma traqueostomia, o cantor já não conseguia falar e estava se comunicando por meio dos olhos. O músico havia descoberto o câncer de cólon há quase dois anos, quando foi internado para fazer uma cirurgia. Um tumor secundário no fígado, desenvolvido recentemente, deixou o artista ainda mais debilitado.

Síntese biográfica

Robin Hugh Gibb nasceu no dia 22 de dezembro de 1949, na cidade de Douglas, a maior da Ilha de Man, pertencente à Grã-Bretanha.

robingibb in2Formou com seus irmãos Maurice (seu gêmeo) e Barry, na Austrália, no final dos anos 50, o Bee Gees — um dos grupos mais populares dos anos 1970 e 1980. O auge do trio, que revolucionou a música de discotecas, foi o álbum da trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado à Noite (1977), com temas como Stayin´Alive e Night Fever. Os Bee Gees começaram a tocar juntos em 1955. No início da carreira, participavam de shows de talentos cantando músicas dos Everly Brothers e algumas canções compostas por Barry. O trio assinou com a gravadora Australia's Festival Records em 1962 e lançou, nos cinco anos seguintes, uma dúzia de singles e dois álbuns.

robingibb in3Colin Petersen e Vince Melouney se juntaram à banda entre 1966 e 1967 e saíram em 1969. Naquele ano, Robin tentou seguir uma carreira solo e emplacou a música Saved by the Bell em segundo lugar nas paradas britânicas. Nesse período, Barry e Maurice continuaram como um dueto e lançaram singles solo paralelamente. Em 1970, o trio se reuniu. O grupo foi convidado por Robert Stigwood, que havia produzido os filme Jesus Cristo Superstar e Tommy, para compor quatro ou cinco canções para a trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta. O trio gravou, então, três sucessos: Stayin' Alive, Night Fever e How Deep Is Your Love.

Em 1988, o irmão mais novo dos três, Andy Gibb, morreu do coração aos 30 anos, e a banda se aposentou por um tempo, voltando a se reunir em 1989. Em 1997, os Bee Gees foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame e continuaram trabalhando e fazendo turnês ocasionais até 2003, quando Maurice Gibb morreu devido a uma parada cardíaca enquanto recebia tratamento por um problema no intestino.