O Maior

13/12/2019 — O cantor Ed Sheeran foi escolhido o artista britânico da década. Ele estreou nas paradas britânicas com sua primeira música de trabalho, “The A Team”, em 2011. De lá para cá acumulou oito singles no primeiro lugar. Seus quatro discos de estúdio também lideraram as paradas no Reino Unido. Entre os ganhadores anteriores do prêmio estão o Paul McCartney e o canadense Justin Bieber. Em 2017, o Ed Sheeran emplacou mundialmente a música “Shape of You”. A canção também foi eleita a melhor dos últimos dez anos. No total, entre 2011 e 2019, o artista ficou 79 semanas no topo das paradas com suas músicas. Este ano, foi um dos cantores mais acessados no YouTube, com onze videoclipes lançados. Também fez uma participação especial no filme “Yesterday”.

ed sheeran1hEd Sheeeran
EDWARD CHRISTOPHER SHEERAN nasceu no dia 17 de fevereiro de 1991, na localidade de Halifax, Inglaterra, Reino Unido. Descende de pai irlandês e mãe inglesa. Aprendeu a tocar guitarra ainda muito jovem. Antes da carreira-solo, integrou a banda Nizlopi, em Norwich. Começou a gravar em 2005. Em 2008, foi para Londres, onde passou a fazer shows, começando também a aparecer na televisão. Em 2009, realizou 312 shows e lançou outro disco. “You Need Me” chamou a atenção do rapper Example, que o chamou para se apresentarem juntos. Em abril de 2010 foi para Los Angeles, Estados Unidos. A partir daí, passou também a fazer sucesso internet. Um de seus maiores sucessos “I See Fire” fez parte da trilha sonora do filme “O Hobbit”. Também compôs a música-tema do filme “A Culpa É das Estrelas”.

ed-sheeran2Fera Britânica
03/07/2014 — O segundo álbum do músico britânico Ed Sheeran é o lançamento de música pop com o melhor desempenho em 2014 até o momento, segundo a revista especializada Billboard. Nomeado apenas com o símbolo “X”, o disco estreou esta semana no topo da lista dos mais vendidos no ranking organizado pela publicação. Foram 210 mil cópias comercializadas. Considerando todos os estilos musicais, o álbum é o quarto lançamento com melhor desempenho do ano, atrás apenas de “Ghost Stories”, da banda Coldplay; “The Outsiders”, do cantor Eric Church; e “Just As I Am”, de Brantley Gilbert.

Dentro do gênero pop, o último disco a vender mais do que o de Ed Sheeran foi “Midnight Memories”, da boy band One Direction, em dezembro de 2013. “X” também atingiu o topo das paradas no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), onde se tornou o álbum com a melhor estreia em 2014. Foram 182 mil cópias vendidas nos primeiros sete dias, 14 mil a mais do que “Ghost Stories”, do Coldplay, até então detentor do recorde no ano por lá. O primeiro disco de Sheeran — “+” — lançado em 2011, vendeu 42 mil cópias em sua primeira semana nas lojas e chegou ao quinto lugar da lista da Billboard. No total até agora, o álbum vendeu 841 mil cópias.

Spotify
11/12/2018 — A música “Shape of You” (“Forma de Você”), do cantor britânico Ed Sheeran, tornou-se a primeira da história do canal Spotify a chegar a dois bilhões de reproduções, fato ocorrido no dia 10/12/2018. Em setembro, o artista já havia quebrado o recorde de música mais reproduzida do aplicativo, tendo sido ouvida 1,318 bilhão de vezes,  superando, à epoca, a “One Dance”, do canadense Drake Graham, que contava com 1,317 bilhão. “Shape of You” também é considerada a música mais ouvida da plataforma de streaming numa única semana. Lançada em 2017, a canção integra o álbum “÷”. O Ed Sheeran está completando, em 2018, catorze anos de atividade. Muito embora o estrondoso sucesso do seu último disco, não recebeu indicações para o Grammy 2019.

Forma
26/02/2018 — O cantor e compositor britânico Ed Sheeran foi apontado como o artista global que mais vendeu discos em 2017, graças ao álbum “Divide” e às músicas de trabalho “Shape of You” e “Perfect”. A Federação Internacional da Indústria Fonográfica afirmou em relatório que o disco do cantor, lançado em março de 2017, chegou a trinta e seis países. Segundo a entidade, esta foi a primeira vez que um artista de estúdio acumulou o disco e a música de trabalho mais vendidos do ano. Sheeran, de 27 anos, alcançou o sucesso inicialmente na Inglaterra em 2009 e 2010 lançando suas músicas pela internet. Em 2018, ganhou o Grammy de “melhor performance pop-solo”, com a música “Shape of You”. Como ator, em 2017, apareceu num episódio da série “Jogo dos Tronos”.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados