Paul

11/08/2023 — O Paul McCartney virá ao Brasil entre novembro e dezembro para se apresentar em cinco cidades. A turnê “Go Back” passará pelas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. O cantor até gravou um vídeo só para os fãs brasileiros anunciando a sua volta. O astro inglês esteve pela primeira vez no país em 1990 no auge da carreira-solo. A última vez aconteceu em 2019 com a turnê “The Freshen Up Tour”. Levantamento feito pelo Escritório de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais aponta que a música “Day Tripper” foi a mais executada no Brasil nos últimos cinco anos. O ECAD também informa que o McCarney tem registradas no órgão 1.254 músicas e 3.175 gravações.

McCartney

JAMES PAUL McCARTNEY nasceu no dia 18 de junho de 1942, na cidade de Liverpool, Condado de Mersey, Inglaterra. Filho de uma enfermeira e de um músico, desde cedo esteve em contato com a música. Com o pai, aprendeu a tocar trompete e violão. Com apenas quinze anos compôs a primeira canção, a “I Lost My Little Girl”, em homenagem à mãe, que havia morrido, vítima de câncer de mama. Logo em seguida, conheceu o John Lennon. Este, ao vê-lo tocar, o convidou para integrar a banda Quarrymen. No ano seguinte, ele convenceu o Lennon a aceitar o George Harrison na banda, começando aí o embrião da The Beatles. Esse novo conjunto realizou o primeiro show em março de 1961. Com os Beatles, tornou-se um ícone da música popular mundial.

Compôs em parceria com o John Lennon a maioria das músicas da banda, que se desfez em 1970. Após essa ruptura, começou a carreira-solo gravando o primeiro álbum, denominado simplesmente “McCartney”. O grande sucesso do álbum ficou com a música “Maybe I'm Amazed”. Em 1971, junto com a esposa Linda McCartney, fundou a banda Wings. Em 1976, o grupo lançou o primeiro álbum ao vivo, o “Wings Over América”. De acordo com a crítica, o álbum é um dos melhores da história do rock. No total na carreira, o Paul lançou 18 discos sozinho. Com a Wings foram oito álbuns de estúdio e dez álbuns ao vivo. Também na carreira, emplacou mais de mil canções em trilhas sonoras de filmes, séries e minisséries. Como ator, participou de seis filmes, com destaque para o “Piratas do Caribe: A Vingança do Salazar”, lançado em 2017.

02 03 01

 

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados