20180227Forma de Você

26/02/2018 — O cantor e compositor britânico Ed Sheeran foi apontado como o artista global que mais vendeu discos em 2017, graças ao álbum “Divide” e às músicas de trabalho “Shape of You” e “Perfect”. A Federação Internacional da Indústria Fonográfica afirmou em relatório que o disco do cantor, lançado em março de 2017, chegou a trinta e seis países. Segundo a entidade, esta foi a primeira vez que um artista de estúdio acumulou o disco e a música de trabalho mais vendidos do ano. Sheeran, de 27 anos, alcançou o sucesso inicialmente na Inglaterra em 2009 e 2010 lançando suas músicas pela internet. Em 2018, ganhou o Grammy de “melhor performance pop-solo”, com a música “Shape of You”. Como ator, em 2017, apareceu num episódio da série “Jogo dos Tronos”.

ed-sheeran1hEdward Christopher Sheeran nasceu no dia 17 de fevereiro de 1991, na localidade de Halifax, Inglaterra, Reino Unido. Descende de pai irlandês e mãe inglesa. Aprendeu a tocar guitarra ainda muito jovem. Antes da carreira-solo, integrou a banda Nizlopi, em Norwich. Começou a gravar em 2005. Em 2008, foi para Londres, onde passou a fazer shows, começando também a aparecer na televisão. Em 2009, realizou 312 shows e lançou outro disco. “You Need Me” chamou a atenção do rapper Example, que o chamou para se apresentarem juntos. Em abril de 2010 foi para Los Angeles, Estados Unidos. A partir daí, passou também a fazer sucesso internet. Um de seus maiores sucessos “I See Fire” fez parte da trilha sonora do filme “O Hobbit”. Também compôs a música-tema do filme “A Culpa É das Estrelas”.

ed-sheeran2Fera Britânica
03/07/2014 — O segundo álbum do músico britânico Ed Sheeran é o lançamento de música pop com o melhor desempenho em 2014 até o momento, segundo a revista especializada Billboard. Nomeado apenas com o símbolo “X”, o disco estreou esta semana no topo da lista dos mais vendidos no ranking organizado pela publicação. Foram 210 mil cópias comercializadas. Considerando todos os estilos musicais, o álbum é o quarto lançamento com melhor desempenho do ano, atrás apenas de “Ghost Stories”, da banda Coldplay; “The Outsiders”, do cantor Eric Church; e “Just As I Am”, de Brantley Gilbert.

Dentro do gênero pop, o último disco a vender mais do que o de Ed Sheeran foi “Midnight Memories”, da boy band One Direction, em dezembro de 2013. “X” também atingiu o topo das paradas no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), onde se tornou o álbum com a melhor estreia em 2014. Foram 182 mil cópias vendidas nos primeiros sete dias, 14 mil a mais do que “Ghost Stories”, do Coldplay, até então detentor do recorde no ano por lá. O primeiro disco de Sheeran — “+” — lançado em 2011, vendeu 42 mil cópias em sua primeira semana nas lojas e chegou ao quinto lugar da lista da Billboard. No total até agora, o álbum vendeu 841 mil cópias.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados