Paradas

05/11/2022 — Mesmo anunciado uma pequena pausa na carreira, o Ed Sheeran segue fazendo história com seus discos. É que ele conquistou um feito inédito ao se tornar o primeiro artista a ter quatro álbuns em movimento no Top 10 das paradas britânicas no período de um ano. Ele emplacou os discos “+ (Plus)”, “x (Multiply)”, “÷ (Divide)” e o mais recente “= (Equals)” no mínimo 52 semanas nas paradas no país. Nenhum outro artista da história conseguiu essa proeza. De acordo com dados do mercado fonográfico, o Ed Sheeran já vendeu mais de 200 milhões de discos ao redor do mundo. Esse desempenho rendeu a ele uma fortuna de 236 milhões de euros (R$ 1,180 bilhão). Como ator, ele terminou em 2022 a comédia “Sumotherhood”.

Mais tocado

21/06/2022 — Pela quarta vez em cinco anos, o Ed Sheeran faturou o título de cantor mais ouvido no Reino Unido. Segundo o órgão de arrecadação de direitos autorais naquele país, o inglês foi o mais escutado em rádios, pubs, televisões, clubes e estabelecimentos comerciais da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Como se não bastasse, a  música “Bad Habits”, também dele, ganhou o título de campeã de execuções em 2021. O top dez divididiu-se entre artistas locais e de outros países. Entre as cantoras, a inglesa Dua Lipa liderou o ranking de direitos autorais no ano passado. Entre os estrangeiros, destaque o canadense Justin Bieber no sétimo lugar e a americana Taylor Swift no nono lugar. O campeão Sheeran começou a carreira em 2005.

03Sheeran
EDWARD CHRISTOPHER SHEERAN nasceu no dia 17 de fevereiro de 1991, na localidade de Halifax, Inglaterra, Reino Unido. Descende de pai irlandês e mãe inglesa. Aprendeu a tocar guitarra ainda muito jovem. Antes da carreira-solo, integrou a banda Nizlopi, em Norwich. Começou a gravar em 2005. Em 2008, foi para Londres, onde passou a fazer shows, começando também a aparecer na televisão. Em 2009, realizou 312 shows e lançou outro disco. “You Need Me” chamou a atenção do rapper Example, que o chamou para se apresentarem juntos. Em abril de 2010 foi para Los Angeles, Estados Unidos.

A partir daí, passou também a fazer sucesso internet. Um dos maiores sucessos dele, o “I See Fire”, fez parte da trilha sonora do filme “O Hobbit”. Também compôs a música-tema do filme “A Culpa É das Estrelas”. Em 2017 foi apontado como o artista que mais vendeu discos no mercado fonográfico global. Em 2018, bateu o recorde histórico da plataforma Spotify ao atingir mais de dois bilhões de reproduções da música “Shape of You”. No total na carreira são quatro álbuns. Como ator registra 13 créditos, com destaque para o episódio “Pedra do Dragão” da série “Jogo dos Tronos”, exibido originalmente no dia 16 de julho de 2017. Na trama, ele interpretou um soldado do exército da Casa Lanister. Em 2022 receb eu a aclamação como o cantor mais popular do Reino Unido.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados