Elvis Presley

04/11/2014 — Está chegando às lojas de todo o país a coletânea “Elvis Sings”, a qual reúne faixas gravadas entre 1966 e 1974. Entre essas faixas estão clássicos como “Words”, “Proud Mary” e “Dont´s Think Twice It´s Alright”, gravadas originalmente pelos Bee Gees, Creedence Clearwater e Bob Dylan, respectivamente. De acordo com a crítica, quando não supera o original, Elvis chega bem perto, como mostra também em “Somethings”, dos Beatles. Nascido num rincão do Estado do Mississipi, o cantor cresceu ouvindo todo tipo de música popular, especialmente gospel, country e blues. Essa formação musical intuitiva ecoa na variedade de canções desta compilação. Mesmo tendo morrido em 1977, continua sendo um dos artistas que mais vendem discos no mundo. Essa coletânea saiu pela Sony Music.

elvis sings1

presley1Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de janeiro de 1935, na cidade de Tupelo, Mississipi, Estados Unidos. Morreu no dia 16 de agosto de 1977, na cidade de Memphis, Tennessee.

É também conhecido como Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Também foi um dos pioneiros e principal idealizador do movimento conhecido como rock and roll. Uma das suas maiores virtudes era a sua voz, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. De virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava, é apontado pela crítica como um dos maiores intérpretes do século XX. Começou a carreira em 1954 na lendária gravadora Sun Records e era acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore, pelo baixista Bill Black e pelo baterista D.J. Fontana.

presley-play1Em 1958, sofreu um desvio de rota ao se alistar para o serviço do exército num posto avançado da Alemanha. Mas, depois, voltou com a corda toda. Gravou mais de 50 álbuns entre 1956 e 1977. Bateu vários recordes de vendas em vida. As auditorias especializadas atestam que ele vendeu ao redor do mundo — mesmo depois de morto — mais de um bilhão de cópias. Além da música, enveredou pelo cinema, estreando como ator Love Me Tender, de 1956. Hipocondríaco, era viciado em remédios. Pessoa altamente complexa, de temperamento muito difícil, alternava momentos de grande alegria e de tristeza profunda. O uso indiscriminado de medicamentos o teria levado à morte precoce aos 42 anos. A sua curta carreira, porém, foi o bastante para colocá-lo no panteão da música internacional, considerado, inclusive, o “rei do rock”.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados