Morrison

05/07/2021 — Nesse início de julho completaram-se os 50 anos da morte do cantor Jim Morrison. O artista é considerado um dos maiores sinônimos do “espirito livre” vigorante na música dos anos de 1960. Ele morreu no dia três de julho de 1971 aos 27 anos. Numa homenagem, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição fez um levantamento sobre as músicas dele mais tocadas no Brasil. Ao todo, segundo o ECAD, o americano tem 288 músicas e 612 gravações cadastradas no órgão. Dessas, a “Light My Fire” (“Acenda o Meu Fogo”), lançada em 1967 no disco de estreia do “The Doors”, foi a sua canção mais tocada nos últimos cinco anos no país. "Roadhouse Blues" e "Love Me Two Times" ficaram em segundo e terceiro lugares no ranking.

the-doors2The Doors
A banda surgiu em meio ao movimento hippie/psicodélico em 1965. Destacava-se por não apresentar o visual “flower power” então vigente. As maiores referências com o momento estavam apenas na origem do nome do grupo, inspirado no livro “The Doors of Perceptions”, de Aldous Huxley, e na sonoridade do órgão do tecladista Ray Manzarek. Mesmo contando com músicos de qualidade, entre os quais o guitarrista Robby Krieger e o baterista John Densmore, era o poeta e vocalista Jim Morrison quem roubava a cena. Ele era o responsável direto pelo culto dispensado ao grupo.

Ele também era o único da banda não nascido em Los AngelesChamava a atenção não só pelo seu estilo vocal (inimitável até hoje, segundo a crítica), mas também por sua performance agressiva/sexual, que, muitas vezes, o fez sair do palco no meio dos shows direto para a prisão. Seus gestos e palavras eram considerados obscenos. A sua bagagem incluía poetas existencialistas e um agudo senso inconformista, que o levavam a escrever letras imortais como “The End” e “When the Music Over” (referentes ao Vietnã), “People Are Strange” ou “L.A. Woman”, espécie de resposta adulta a “California Girls”, dos Beach Boys. Tudo — das letras à postura — os separava das demais bandas dos anos de 1960. O culto a Jim Morrison extrapolou o lado meramente musical. Beirou o mórbido.

jim-morrison1A misteriosa morte em 1971, aparentemente de ataque cardíaco (não foi feita autópsia para comprovação). Nem o corpo jamais foi visto. Especula-se até hoje que ele teria forjado a morte para escapar da fama que o acompanhava. Tempos depois, entretanto, a namorada Pamela Courson declarou a um biógrafo que ela mesma teria injetado nele uma overdose de drogas, o que teria levado o músico à morte. Até hoje, o túmulo dele no Cemitério Père Lachaise, em Paris, é visitado dia e noite por fãs. No início da década de 1990, o cineasta Oliver Stone lançou um filme sobre a banda, que arrecadou cerca de US$ 35 milhões só nos cinemas dos Estados Unidos.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados