Imprimir
Categoria: Cantores Americanos
Acessos: 3159

violao1Kurt
& direitos

23/02/2022 — Kurt Cobain, líder da banda de rock Nirvana, completaria 55 anos se estivesse vivo. Para celebrar o cantor, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais fez um levantamento dos arquivos musicais dele nos bancos de dados da instituição. A música “Smells Like Teen Spirit”, que revelou a Nirvana e o estilo grunge para o mundo, foi a música mais tocada no ranking dos principais segmentos de execução pública no Brasil. A música também ficou entre as mais gravadas por outros intérpretes. A autoria é do Kurt Cobain em parceria com o David Grohl e o Chris Novoselic. De acordo com o ECAD, os maiores rendimentos autorais do artista no Brasil vem do streaming, do rádio e da música ao vivo em shows.

Kurt Cobain

Kurt Donald Cobain nasceu no dia 20 de fevereiro de 1967, na cidade de Aberdeen, Washington, Estados Unidos. Morreu no dia 5 de abril de 1994, na cidade de Seattle. Foi o fundador, vocalista e guitarrista da banda Nirvana. Dentre as suas principais composições, destaca-se o single Smells Like Teen Spirit, que popularizou um subgênero do rock alternativo que a imprensa passou a chamar de grunge. Outras bandas seguiram o caminho, como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden, as quais ganharam também um vasto público. Como resultado, o rock alternativo se tornou um gênero dominante no rádio e na televisão nos Estados Unidos do início à metade da década de 1990.

A Nirvana foi considerada a banda “carro-chefe da Geração X”. Em decorrência disso, seu vocalista se viu ungido pela mídia como porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade. Ele ficou desconfortável com a atenção que recebeu, acreditando que a mensagem da banda e sua visão artística tinham sido mal interpretadas pelo público. Desde a sua estreia, a banda vendeu mais de 25 milhões de álbuns nos Estados Unidos e mais de 50 milhões em todo o mundo. Durante os últimos anos de sua vida, o cantor lutou contra o vício da heroína, doenças, depressão, fama e imagem pública, bem como as pressões ao longo da vida profissional e pessoal em torno dele próprio e de sua esposa, a cantora Courtney Love. Em 8 de abril de 1994, foi encontrado morto em sua casa. Tinha cometido suicídio dando um tiro na cabeça.

A vida do cantor já foi retratada de várias maneiras e diversas vezes após a sua morte, seja no cinema, em livros ou em documentários televisivos. A primeira delas foi em 1998, com o documentário Kurt & Courtney. Em seguida, em 2005, foi produzido o filme Últimos Dias, um filme de gênero drama que narra de forma fictícia os últimos dias da sua vida. Há, ainda, o documentário Kurt Cobain — Retrato de Uma Ausência, lançado em 2006, que contém entrevistas de amigos, parentes e do próprio cantor. Em 2006, doze anos após a sua morte, a revista Forbes o colocou na lista das treze celebridades mortas que mais lucraram naquele ano. O cantor ficou em primeiro lugar da lista, com ganhos estimados em US$ 50 milhões.