10/09/2020 — O Dustin Hoffman é um dos mais prestigiados pela crítica de Hollywood e um dos mais respeitados pelos colegas de profissão. Ganhou na carreira dois óscares de melhor ator. O primeiro veio em 1979 pelo desempenho no drama “Kramer vs. Kramer”. Na trama, ele interpreta o Ted Kramer, personagem que empreende uma luta sem tréguas nos tribunais com a mulher Joanna Kramer (Meryl Streep) pela guarda do filho Billy. O segundo troféu aconteceu em 1988 pelo desempenho no drama “Rain Man”. Na trama, ele vive o Raymond Babbitt, um autista. A atuação dele levou a sociedade a uma melhor compreensão sobre os indivíduos portadores da doença. Além dessas vitórias, o Dustin foi indicado outras cinco vezes para o prêmio de melhor ator.
Dustin Hoffman
DUSTIN LEE HOFFMAN nasceu no dia oito de agosto de 1937, na cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia. Antes de enveredar pelo cinema, fez carreira no teatro. Na televisão, o primeiro trabalho aconteceu em 1961, num episódio da série “Cidade Nua”. O primeiro trabalho no cinema, a comédia “Um Tigre de Alcova”, veio em 1967. No mesmo ano, fez o romântico “A Primeira Noite de Um Homem”, trabalho que lhe rendeu a primeira indicação para o Oscar. Também foi indicado em 1969 e 1974 pelo desempenho no dramas “Perdidos Na Noite” e “Lenny”.
Em 1979, finalmente, ganhou o primeiro Oscar com o desempenho no drama “Kramer vs. Kramer”. Em 1982, voltou a ser indicado para a estatueta, desta vez pelo desempenho no “Tootsie”. Nessa trama de comédia, ele está impagável na pele de um ator mal-sucedido que se veste de mulher para conseguir o papel num comercial de sabonete. Se não ganhou o troféu por esse trabalho, novamente se consagrou em 1988 com o desempenho no drama “Rain Man”. Voltaria a ser indicado em 1997 pelo desempenho na comédia dramática “Mera Coincidência”. Na trama, o personagem é um produtor de tevê que “inventa” um guerra na Albânia para facilitar a reeleição do presidente da república. No total na carreira até 2020 são 84 créditos como ator e dois créditos como diretor.
Atores americanos |
|||||
Oscar de melhor ator |