20200405 ft2Brando

MARLON BRANDO JR. nasceu no dia três de abril de 1924, na cidade de Omaha, Nebraska, Estados Unidos. Morreu no dia 1.º de julho de 2004, na cidade de Los Angeles, Califórnia. Ainda jovem, alistou-se na Academia Militar, a fim de fugir da família problemática, com mãe alcoólatra e pai autoritário. Ainda no exército, mergulhou direto nos trabalhos do teatro e do cinema. Iniciou a carreira no Actors' Studio, em Nova York. Fez bastante sucesso como galã nos anos de 1950 e a crescente complexidade dos seus papéis, culminando em filmes como “O Poderoso Chefão” (1972) e “Apocalypse Now” (1979).

Esses filmes lhe deram bastante influência no meio cinematográfico norte-americano. Foi indicado oito vezes para o Oscar de melhor ator. Ganhou a estatueta em 1958, com o filme “Sindicato de Ladrões” e em 1973, com o “O Poderoso Chefão”. Nos anos de 1980 interrompeu a carreira e se retirou para a Ilha de Tetiaroa, na Polinésia Francesa, da qual era o dono desde 1966. Com problemas financeiros, retomou a carreira cinematográfica em 1989. Chegou a fazer uma paródia de si mesmo no filme “Um Novato na Máfia” (1990), no qual praticamente repetiu a caracterização do Don Vito Corleone, do “O Poderoso Chefão”. Passou a ter sérios problemas pessoais, entre os quais o julgamento do filho Christian, acusado do assassinato do namorado da irmã, Cheyenne, e que se suicidaria poucos anos depois (1995). Morreu aos oitenta anos, vítima de problemas pulmonares.

assassinato sob custodia1Sob Custódia
O filme “Assassinato Sob Custódia” esteve em cartaz entre setembro e novembro de 1989. A trama, baseada no romance de tribunal do escritor André Brinke, trouxe o Marlon Brando, já entrado na faixa dos sessenta e cinco anos. O filme faz uma forte crítica ao sistema de separação racial (apartheid) existente na África do Sul. O ator americano interpreta um advogado. O personagem aparece apenas dez minutos na tela. O Brando trabalhou de graça, em vista das boas intenções da diretora francesa Euzhan Palcy. Como não conseguia mais decorar diálogos, teve de usar ponto eletrônico para as falas. Mesmo rápida, a presença dele no filme foi considerada magnífica. Não recebeu a indicação para o Oscar, mas foi muito aplaudido.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados