Imprimir
Categoria: Wagner Moura
Acessos: 3881

globo1Moura &
Globo de Ouro
11/01/2026 — O ator Wagner Moura fez história. Ele faturou o prêmio de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro 2026 pelo desempenho no filme “O Agente Secreto”. É a primeira vez que um ator brasileiro vence na categoria. No discurso, ele falou sobre a mensagem passada pelo longa-metragem. O trunfo do Moura foi o segundo do filme. Mais cedo, a produção brasileira tinha levado o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa. Também foi a primeira vez em vinte e sete anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória do “Central do Brasil” em 1999. Além do reconhecimento da crítica, o “O Agente Secreto” fez boa carreira nos cinemas.

frontal1Moura

WAGNER MANIÇOBA DE MOURA nasceu no dia 27 de junho de 1976 na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia. Entretanto, foi criado no pequeno município de Rodelas também no estado baiano. Iniciou como ator ainda adolescente nos grupos amadores da escola. É formado em jornalismo. No início da carreira chegou a funcionar como repórter da TV Bahia, retransmissora da Rede Globo. Como ator profissional, a estreia se deu com “A Máquina”, peça montada em parceria com os amigos Lázaro Ramos e Vladmir Brichta.

No cinema atuou primeiramente em curtas metragens até chegar ao “Sabor da Paixão”, filme lançado em 2001. Na televisão chegou em 2003. Naquele ano fez  participações em algumas séries da TV Globo. A primeira novela  — a  “A Lua Me Disse” — aconteceu em 2005. Em 2007 destacou-se como o vilão Olavo Novaes da novela “Paraíso Tropical”. Antes disso tinha encarnado em 2006 o presidente Juscelino Kubtscheck na minissérie “JK”. No cinema, o principal personagem dele foi o Capitão Nascimento dos filmes “Tropa de Elite”. Em 2013, viveu o vilão Spider do filme “Elysium”, produção americana com o Matt Damon. No total na carreira são cinquenta e um créditos. Em 2024 fez sucesso mundialmente com o filme “Guerra Civil” em cuja trama intepreta um jornalista.

narcos1Globo de Ouro
10/12/2015 — O ator Wagner Moura foi indicado para concorrer ao Globo de Ouro de melhor ator de série dramática em 2015. A indicação aconteceu por causa do desempenho na pele do traficante Pablo Escobar na série “Narcos”, produzida e exibida pelo canal Netflix. Na trama, o brasileiro dá vida a uma das figuras mais emblemáticas do mundo do crime na década de 1980. O Escobar dominava completamente os cartéis colombianos da droga e passou a ser uma grande dor de cabeça para os Estados Unidos. O Globo de Ouro é entregue anualmente em janeiro de cada ano para as produções e os artistas que se destacaram no ano anterior. O prêmio é oferecido pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood.