01Canarinho

ALOÍSIO FERREIRA GOMES nasceu no dia 29 de dezembro de 1927 na cidade de Salvador, Estado da Bahia. Morreu no dia 21 de março de 1914 na cidade de São Paulo. Chegou à cidade à capital paulista em dezembro de 1955 com o conjunto de samba do Internacional Russo do Pandeiro, já com o apelido de “Canarinho”. Foi colunista de esportes do jornal Folha da Manhã e ganhou notoriedade ao participar do programa humorístico denominado “Praça da Alegria” em 1956.

Tornou-se um comediante instantâneo. Após sair do programa, começou a fazer shows humorísticos. Logo em seguida, integrou o elenco do programa “Praça Brasil”. Participou também da primeira versão da série “Sítio do Pica-Pau-Amarelo”, exibida pela TV Globo entre 1970 e 1980. Nos episódios interpretava o personagem Garnizé em parceria com o Tonico Pereira, que interpretava o personagem Zé Carneiro. Com o início da nova versão do programa “Praça Brasil” no SBT, denominado “A Praça é Nossa”, teve nova oportunidade na área do humor.

No “A Praça É Nossa” interpretou um telefonista que atende as pessoas necessitadas com um celular, e durante muito tempo, com telefone público. As respostas que dá ao interlocutor são indiretas para um brutamontes que está sentado no banco da praça. Interpretou também o personagem Boneco. Na década de 2000, foi afastado do humorístico. Entretanto, voltou logo depois. As últimas aparições aconteceram em 2013, quando deu vida ao pai de santo Pai Peroba. Em novelas, destacou-se na “Jerônimo, o Herói do Sertão”. Esteve em 255 capítulos exibidos na TV Tupi entre 1972 e 1973. No cinema, participou de treze filmes, a maioria comédias denominadas “pornochanchadas”, com destaque para o “Nos Tempos da Vaselina” de 1979 e o “Tem Piranha No Aquário” de 1982.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados