edipo1Édipo

ÉDIPO era filho do Laio, rei da cidade de Tebas, e da Jocasta. Advertido pelo oráculo de Delfos de que um dos filhos o mataria, o rei abandonou o menino no Monte Citerão. Alguns pastores o encontraram. Como tinha os pés inchados, deram-lhe o nome de Édipo, que, em grego, significa “pés inchados”. Em seguida, os pastores conduziram o menino até o rei Pólibo da cidade de Corinto. O soberano e a esposa dele, Peribeia, adotaram o Édipo como filho. Já adulto, o Édipo ouviu de um coríntio indiscrições sobre a origem dele.

Consultou, então, o oráculo de Delfos. Este predisse que ele mataria o pai e esposaria a mãe. Tentando evitar o cumprimento da profecia, deixou a cidade de Corinto, pois estava convencido de que o rei e a rainha eram os seus verdadeiros pais. Entre Delfos e Tebas, desentendeu-se com um desconhecido. Matou o desafeto. Desse modo, confirmou-se a primeira parte da predição: o desconhecido era o Laio. Em Tebas, o Édipo se deparou com a Esfinge, monstro que propunha aos viajantes um enigma. Se não obtivesse resposta satisfatória, ela devorava os incautos. O Édipo, porém, decifrou a questão que lhe fora imposta e a Esfinge, desapontada, precipitou-se do alto de um rochedo.

Em reconhecimento à façanha do moço, o Creonte, regente de Tebas, passou-lhe o trono e ainda lhe concedeu a mão da Jocasta. Dessa união incestuosa, nasceram quatro filhos; EtéoclesPoliniceAntígona e Ismena. Depois de alguns anos de reinado feliz, o Édipo viu a população da cidade dizimada por uma epidemia. Novamente recorreu ao oráculo de Delfos. Este lhe revelou que a peste só cessaria quando o assassino do Laio fosse banido de TebasÉdipo maldisse o assassino e tomou providências para localizá-lo. Consultou, então, o adivinho Tirésias e, através das revelações dele, acabou chegando à verdade. Jocasta, a mãe, envergonhada ante o conhecimento do incesto, enforcou-se. O Édipo vazou os próprios olhos.

Expulso da cidade, passou a levar uma vida errante. Acompanhava-se apenas da filha Antígona. Depois de longa peregrinação, o Édipo chegou à região da Ática, onde encontrou asilo junto ao Teseu. Frente a uma nova profecia de que a cidade que tivesse a sua tumba seria protegida pelos deuses, foi procurado pelos filhos e pelo Creonte para retornar a Tebas. Contudo, recusou-se. Morreu em Colona, uma cidade próxima a Atenas. Assim, garantiu ao povo ateniense vitória permanente sobre os tebanos e demais cidades inimigas. Na literatura, a história do Édipo foi contada na peça teatral “Édipo Rei”, escrita pelo Sóflocles por volta de 427 antes da Era Cristã. No cinema, a história serviu de roteiro para diversos filmes, com destaque para o “A Tragédia de Um Rei” de 1967. Na novela “Mandala” de 1987, a Vera Fischer e o Felipe Camargo encarnaram os personagens.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados