Viola

VIOLA DAVIS nasceu no dia 11 de agosto de 1965 na cidade de São Mateus no Estado da Carolina do SulEstados Unidos. Filha de uma empregada doméstica e de um treinador de cavalos, mudou-se para Rhode Sland ainda criança. Graduou-se em arte numa universidade daquele estado em 1988. Iniciou a carreira de atriz em 1996 com uma pequena participação no filme “The Substance of Fire” (sem título no Brasil). O primeiro papel de destaque foi no “Voltando a Viver”, pelo qual foi indicada para o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Independent Spirit Award.

No “Histórias Cruzadas” de 2011 recebeu a sua única indicação para o Oscar e para o Globo de Ouro de melhor atriz. Em 2021 esteve na pela da personagem Amanda Waller do filme “Esquadrão Suicida”. No total na carreira são oitenta e oito créditos. Em 2022 pôde ser vista na pele da Michelle Obama na série “A Primeira Dama”, cujos episódios estão disponíveis nos canais da Paramount Television. Também apareceu na fantasia de ficção científica “Adão Negro”, no qual interpreta a personagem Amanda Waller, e no drama histórico “A Mulher do Rei”, em cuja trama vive uma guerreira de um reino africano. Em 2023 terminou as filmagens do “Jogos Vorazes 5”, cuja estreia está prevista para o dia quinze de novembro.

PRINCIPAIS FILMES
2006   As Torres Gêmeas
2008   Noites de Tormenta
2010   Encontro Explosivo
2013   Dezesseis Luas
2016   Esquadrão Suicida
2018   As Viúvas
2021   Esquadrão Suicida 2
2022   A Mulher do Rei

2015 Emmy 1Emmy
21/09/2015 — Finalmente, o talento da atriz Viola Davis, de 50 anos, foi reconhecido pela crítica. Ela recebeu o Emmy de melhor atriz dramática pelo desempenho na série “How to Get Away With Murder”, que ainda não estreou no Brasil. Ela vive a protagonista Annalise Keating, uma professora de Direito Penal da fictícia Universidade de Middleton, na Filadélfia.

Advogada de defesa, ela seleciona um grupo dos seus melhores alunos para trabalhar no seu escritório. Quando a sua vida começa a entrar em colapso, a personagem e seus alunos se verão, involuntariamente, envolvidos numa trama de assassinato. Na carreira de quase vinte anos, Viola já foi, inclusive, indicada para o Oscar, mas é a primeira vez que recebe um prêmio de destaque.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados