Sandra Brea

SANDRA BREA BRITO nasceu no dia 11 de maio de 1952 e morreu no dia 4 de maio de 2000, na cidade do Rio de Janeiro. Foi considerada símbolo sexual do país nas décadas de 1970 e 1980. Era famosa não apenas pelos seus muitos trabalhos, mas também por ter assumido publicamente, em agosto de 1993, que fora contaminada pelo vírus da aids, lutando contra a discriminação. Iniciou sua carreira aos treze anos de idade, como modelo. Aos catorze, seguiu para o teatro de revista do Rio de Janeiro, onde estrelou Poeira de Ipanema.

Como atriz estreou, em 1968, na peça Plaza Suite, tendo sido escolhida para o papel pelo diretor João Bittencourt e pela atriz Fernanda Montenegro. Em 1970, estreou na Rede Globo, na novela Assim Na Terra Como No CéuO primeiro grande papel, porém, foi no clássico O Bem Amado, de Dias Gomes, em 1973. Logo que estreou na televisão, começou a fazer não apenas novelas, mas também shows, como Faça Humor, Não Faça Guerra, no qual conheceu Luís Carlos Miele, que veio a ser seu parceiro em uma série de apresentações que misturavam canto, dança e humor.

O programa Sandra e Miele, apresentado pela Rede Globo a partir de 1976, tornou-se um grande sucesso de crítica e de audiência. Desde que anunciou que era soropositiva, afastou-se de tudo e de todos. Em dezembro de 1999, seus médicos detectaram um tumor maligno no pulmão, em estágio avançado, e lhe deram seis meses de vida. No mês seguinte, foi internada e submetida a uma biópsia. A proposta foi de um tratamento à base de quimioterapia e radioterapia. Ela recusou. No final de abril de 2000, já praticamente sem voz, com muitas dores, insuficiência respiratória e febre, concordou em receber um oncologista. Mas não resistiu.

01 02 03 04 05 07
08 09 06

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados