ft materia1Mundial
de pilotos

27/11/2016 — O Nico Rosberg, 31 anos, sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 ao terminar em segundo lugar a corrida de Abu Dhabi, cidade dos Emirados Árabes Unidos. O vencedor da prova foi o companheiro de equipe Lewis Hamilton. O piloto alemão só precisava de um lugar do pódio para vencer o Mundial de Pilotos. Com os 18 pontos conquistados, somou 385, cinco a mais que o oponente inglês, o segundo classificado. Esse é o primeiro título do Rosberg. Ele iniciou a carreira em 2006. Em 2014 e 2015, classificou-se no segundo lugar. Em ambos os anos, perdeu para o Lewis Hamilton.

NICO ERIK ROSBERG nasceu no dia 27 de junho de 1985, na cidade de Wiesbaden, Alemanha. No início de 2003, quando tinha apenas 17 anos de idade, tornou-se o piloto mais jovem da história a andar num carro de Fórmula 1. Ajudado pelos contatos do pai, o ex-campeão Keke Rosberg, passou sem dificuldades pelas principais categorias de base, conquistando inclusive o título da GP2 em 2005. A estreia na Fórmula 1 veio na temporada seguinte pela Williams. Logo na primeira corrida, terminou em sétimo lugar e ainda marcou a volta mais rápida. A equipe, entretanto, não tinha mais a performance de antes e ele sofreu bastante no ano de estreia. Marcou somente quatro pontos, envolveu-se em vários acidentes e perdeu boa parte da reputação.

Em 2009 passou a correr pela escuderia Mercedes. Com desempenho regular, conseguiu pontuar em 15 das 19 corridas disputadas na temporada. Conquistou três pódios e terminou o ano no sétimo lugar no Mundial de Pilotos. No dia 14 de abril de 2012, durante os treinos classificatórios para o Grande Prêmio da China, conquistou a primeira pole position da carreira. Com uma boa largada e um rendimento constante, conseguiu se manter em primeiro durante quase toda a prova, alcançando a primeira vitória na categoria. Em 2016, finalmente conseguiu o tão sonhado título mundial. Mas, embora estivesse no auge da carreira, anunciou em dezembro do mesmo ano a aposentadoria. No total foram 206 grandes prêmios, 23 vitórias, 57 pódios, 30 poles positions e 1.594,5 pontos. Estima-se que tenha feito um patrimônio de US$ 20 milhões.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados