Imprimir
Categoria: Daniela Mercury
Acessos: 10

ECAD

28/07/2025 — A Daniela Mercury completou 60 anos nesta data. Por isso, recebeu uma homenagem do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais. O órgão fez um levantamento especial sobre as músicas dela mais executadas e regravadas na carreira. Ícone da música brasileira e símbolo do axé, a artista tem 121 obras musicais e 614 gravações cadastradas no banco de dados da instituição. A “À Primeira Vista”, autoria do Chico César, é a música mais tocada nos últimos cinco anos. Já a “O Canto da Cidade”, música composta em parceria com o Tote Gira, lidera o ranking das mais regravadas. Outras obras clássicas como “Rapunzel”, “Swing da Cor”, “Banzeiro” e “Topo do Mundo” também aparecem com destaque tanto nas execuções públicas como nas regravações.

Daniela

01DANIELA MERCURY DE ALMEIDA nasceu no dia 28 de julho de 1965 na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia. Licenciada em dança pela Universidade Federal da Bahia, começou a carreira como professora de jazz, dança moderna e balé clássico. Mas o interesse era mesmo a cantoria. De extensão vocal de meio soprano, iniciou na atividade cantando em bares e shows na cidade natal. Lançou o primeiro álbum de estúdio, o “Daniela Mercury”, em 1991. O trabalho foi muito bem recebido pela crítica e melhor ainda pelo público. As músicas “Swing da Cor” e “Menino do Pelô” alcançaram sucesso nacional.

Começou a se vislumbrar o título de “rainha do axé”. O sucesso abriu para ela as portas da televisão no eixo Rio-São Paulo. Em 1992 foi convidada para estrelar o especial de fim de ano da TV Globo. O programa “O Canto da Cidade” está entre os mais assistidos da emissora em todos os tempos. No total na carreira são doze álbuns de estúdio. Esse trabalho rendeu a ela três indicações para o Grammy Latino, o Oscar da música latino-americana. Venceu o prêmio na categoria “álbum de música regional” em 2007 com o disco “Balé Mulato ao Vivo”. Os números do mercado fonográfico indicam que ela vendeu na carreira mais de vinte milhões de discos. Como atriz registra cinco créditos, com destaque para a novela “Mandacaru”, produção de 1997 da TV Record.

Álbuns
1991  Daniela Mercury
1992  O Canto da Cidade
1994  Música de Rua
1996  Feijão Com Arroz
2000  Sol da Liberdade
2001  Sou de Qualquer Lugar
2004  Carnaval Eletrônico
2005  Balé Mulato
2009  Canibália
2015  Vinil Virtual
2020  Perfume
2022  Baiana