20211009Tina
& BMG

09/10/2021 — A famosa cantora americana Tina Turner vendeu os direitos musicais dela à BMG, anunciou a gravadora. Os termos do acordo não foram revelados, mas a gravadora disse que o contrato inclui parte das gravações e dos direitos autorais em posse da artista, assim como os direitos relacionados ao nome e à imagem dela. A venda faz parte da vertente atual de compras de direitos musicais nos mercados financeiros. Esses mercados estão se sentindo cada vez mais atraídos pelas lucrativas carteiras deste tipo de bem. O Bob Dylan, por exemplo, vendeu o catálogo completo por US$ 300 milhões à Universal Music, enquanto o espólio do David Bowie comercializou o catálogo com a Warner.

20211016Tina
Turner
ANNA MAY BULLOCK nasceu no dia 26 de novembro de 1939 na cidade de Nutbush no Estado do Tennessee nos Estados Unidos. Morreu no dia 24 de maio de 2023 na cidade de Kusnacht na Suíça. Filha de religiosos batistas, teve o primeiro contato com a música ainda na infância ao participar do coral da igreja. Começou a cantar profissionalmente com 16 anos como vocalista da banda Os Reis do Ritmo. Mas ganhou fama nacional apenas em 1960 quando a banda se desfez e ela passou fazer dupla com o Ike Turner, que se tornaria mais tarde o primeiro marido. Os dois emplacaram diversos sucessos nas paradas americanas nos anos seguintes.

Iniciou a carreira-solo em 1974 mesmo antes de se separar do parceiro e marido. O primeiro disco dessa fase — o “Tina Turns the Country On!” — não alcançou os primeiros lugares nas paradas americanas, mas rendeu a ela uma indicação para o Grammy. A partir daí, passou a ser considerada “a rainha do rock 'n roll”, a artista feminina mais bem-sucedida nesse gênero. Ganhou 12 vezes o Grammy e vendeu mais de trezentos milhões de discos no mundo todo. Também é uma das artistas que mais arrecadou em bilheterias por turnês na história. Aliás, em 1988, a Tina entrou para o Livro dos Recordes ao colocar 182 mil pessoas no show que fez no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. Gravou 14 álbuns de estúdio. Como atriz, registra cinco créditos, com destaque para o filme “Mad Max 3” de 1985. Aposentou-se em 2000.


 

Vozes da América

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados