donna summer all systems go1Todos
os Sistemas

03/05/2018 — O disco “All Systems Go”, da mulata americana Donna Summer, foi lançado no Brasil em fevereiro de 1988. Nos anos de 1970, a cantora botou todo mundo para dançar nos embalos de sábado à noite. Nesse disco, porém, ela investiu pesado no blues, apostando mais no bom gosto do ouvinte. A faixa “Dinner With Gershwin” (“Jantar Com Gershwin”), por exemplo, faz referência ao compositor George Gershwin, à cantora Mahalia Jackson e aos pintores Pablo Picasso e Rembrandt van Rijn. O disco foi o décimo terceiro da carreira da artista. Alcançou o vigésimo lugar nas paradas americanas.


donnasummer in1Donna
Summer

LaDONNA ADRIAN GAINES nasceu no dia 31 de dezembro de 1948, na cidade de Boston, Estado do Massachusets, Estados Unidos. Conhecida como a rainha da era das discotecas, morreu, aos 63 anos, na Flórida (Estados Unidos), no dia 17 de maio de 2012, vítima de câncer de pulmão. Ganhou o Grammy cinco vezes. Despontou na cena musical com hits como Last Dance, Bad Girls e Hot Stuff, os quais fizeram parte da trilha sonora da novela Avenida Brasil da Rede Globo. A cantora, filha de um açougueiro e de uma professora, cresceu ouvindo músicas da Dinah Washington, do Supremes, da Dionne Warwick e da Janis Joplin. No ensino médio, se juntou a um grupo chamado Crow.

 

donnasummer in2Em 1971, como Donna Gaines, lançou seu primeiro single, uma cover de Sally Go 'Round the Roses. Ela se casou em 1972 com o ator austríaco Helmuth Sommer, de quem adotou o sobrenome, modificado para “Summer”, e teve sua primeira filha em 1973. Pouco depois, se divorciou. Também foi casada com o músico Bruce Sudano, com quem teve outras duas filhas. Ainda no início dos anos 70, cantando como backing vocal, conheceu os produtores Giorgio Moroder e Pete Bellotte, nomes que ajudaram a dar forma à era disco. Em 1974, lançou seu primeiro disco, Lady of the Night.

Em 1975, ela levou a Moroder algumas ideias para a canção que viria a se tornar seu primeiro grande sucesso, Love To Love You, lançado na Europa. A música alcançou as pistas dos Estados Unidos e do resto do mundo logo depois, como Love To Love You Baby, chegando à segunda posição na parada Billboard em 1976. A partir daí, reinou absoluta e passou a movimentar as pistas de dança de todo o mundo até o início dos anos 1980, quando tentou se lançar em outros estilos musicais. Em 1983, lançou o sucesso She Works Hard for the Money. Investiu também na carreira de atriz e apareceu no filme Até que Enfim é Sexta-Feira em 1978. O 17.º e último álbum, Crayons, foi lançado em 2008. Numa de suas últimas vindas ao Brasil, fez shows em São Paulo e no Rio de Janeiro, em novembro de 2009.


 

Vozes da América

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados