cat-power in1Cat Power

CHARLYN MARIE MARSHALL nasceu no dia 21 de janeiro de 1972, na cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos. Filha de um pianista, desde muito cedo teve contato com a música. Em 1992, sem terminar, largou o ensino médio e foi morar em Nova York. Lá, já com o pseudônimo Cat Power, realizou seu primeiro show num pub do Brooklin. Em 1994, abriu alguns shows da cantora Liz Phair e conheceu Steve Shelley (baterista do Sonic Youth) e Tim Foljahn (guitarrista do Two Dollar Guitar), que a encorajaram a gravar seus dois primeiros álbuns Dear Sir (1995) e Myra Lee (1996). Em 1996, assinou contrato com a gravadora Matador e gravou o seu terceiro álbum, What Would the Community Think, lançando o clipe do disco simples Nude as the News.

Após uma turnê de três meses em 1996, abandonou a cena musical para trabalhar como babá em Portland, no Oregon. Depois, mudou-se para uma fazenda em Prosperity, na Carolina do Sul, com o namorado Bill Callahan (Smog). Planejava abandonar a música definitivamente, mas após uma noite de pesadelos, surgiram as letras que iriam compor o álbum Moon Pix, gravado no Sing Sing Studios, em Melbourne, na Austrália. Com elogios da crítica, passou a ser reconhecida no meio musical. Assim, foi convidada para fazer o acompanhamento musical do filme mudo A Paixão de Joana d´Arc, uma produção francesa de 1928. Nestes shows eram apresentados novos materiais e muitos covers, que deram origem ao álbum The Covers Record (2000), uma coletânea de versões tocadas 1998 e 1999.

cat-power in2Em 2003, voltou com canções novas no álbum You Are Free, que foi bastante elogiado. Em 2004, lançou o primeiro DVD, Speaking for Trees, acompanhado de um CD de áudio. Em 2006, interrompeu uma turnê pelos Estados Unidos e pela Inglaterra por motivos de saúde. Mais tarde, a própria cantora revelou ao The New York Times que estava em depressão profunda e com tendências suicidas, devido ao uso de substâncias químicas e álcool, que passaram a fazer parte do seu cotidiano durante os ininterruptos shows e turnês desde 1998. Após tratamento psquiátrico no Miami's Mount Sinai Medical Center, retornou recuperada e lançou The Greatest, considerado o seu mais bem elaborado disco.

A cantora realizou uma série de shows no Brasil no final de 2007 dentro do Tim Festival. Na turnê nacional, a cantora passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória. Em, 19 de julho de 2009, apresentou-se no HSBC Arena do Rio de Janeiro. Participou também da Virada Cultural Paulista 2010, com apresentações em São José dos Campos e Jundiaí. Em maio de 2013, voltou a São Paulo para se apresentar para um seleto público reunido no Cine Joia. Andrógina, arredia, nervosa e atacada (Jotabê Medeiros, Estadão), ela não deixou os fotógrafos trabalhar e ainda selecionou pessoalmente as fotos que seriam liberadas. No show, ela cantou nove das onze canções do disco Sun, lançado em 2012.


 

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados