Imprimir
Categoria: Cantoras Novaiorquinas
Acessos: 4381

baez3Joan Baez

Joan Chandos Baez nasceu no dia 9 de janeiro de 1941, na localidade de Staten Island, Nova York. Foi compositora e intérprete de música popular desde o início 1960. A carreira profissional começou em 1959 no Newport Folk Festival, no qual, com 18 anos, foi a grande revelação. Ela lançou pela Vanguard Records no ano seguinte seu álbum de estreia, intitulado Joan Baez, uma coleção de baladas tradicionais que vendeu moderadamente bem, chamando a atenção pela qualidade do repertório e por seu talento no violão acústico, aliado a sua bela voz de soprano.

O álbum seguinte, Joan Baez, Volume 2, foi lançado em 1961. Ganhou um disco de ouro, o mesmo acontecendo com Joan Baez in Concert, de 1962. Com apresentações regulares, tornou-se um fenômeno artístico. Em 1963, já era considerada uma das cantoras mais populares dos Estados Unidos. Em 1964, lançou o disco Joan Baez/5, incorporando neste trabalho uma seleção de populares canções folk dos Estados Unidos e da América Latina, com destaque para interpretações de composições dos músicos brasileiros Villa-Lobos e Zé do Norte. Além de folk tradicional e canções de protesto, ajudou a promover Bob Dylan, impressionada com suas composições iniciais e incluindo várias delas em seu repertório. Acabaram tornando-se namorados por um tempo, mas o relacionamento acabou em 1965.

baez-dylan1No final dos anos de 1960, flertou com a poesia (lançando o livro A Journey Through Our Time) e com a música country (com One Day At Time, de 1968). No ano seguinte, lançaria o álbum duplo Any Day Now, inteiramente dedicado às canções de Bob Dylan. Também tocou no Festival de Woodstock, numa época em que estava completamente envolvida na luta contra a Guerra do Vietnã. Migrou para a A&M Records em 1972, lançando Come From The Shadows, um álbum explicitamente político, com ácidas críticas à guerra. Após o álbum Heres To Life (1974), gravado em espanhol, com canções latino-americanas, passou a flertar com o pop e a investir em suas próprias músicas, culminando com o elogiado Diamonds & Rust em 1975, seu disco de maior sucesso nos anos de 1970.

Em 1976, voltou a se apresentar com Bob Dylan. No final dos anos de 1970, mudou brevemente para a CBS Records, lançando European Tour em 1980, um disco ao vivo, acústico, que marcou o seu retorno a certa simplicidade musical, seu estilo inicial. Nos anos de 1980, continuou a se apresentar com frequência, mas deixou de gravar discos por grandes gravadoras, registrando seu repertório de forma esporádica por pequenos selos e gravadoras independentes. Nos anos 1990, continuou lançando seus álbuns. O disco Ring Them Bells, de 1996, foi considerado o melhor trabalho de folk contemporâneo do ano. Em 2008, comemorou os cinquenta anos da carreira com turnês pelos Estados Unidos e Europa. Também lançou o disco Day After Tomorrow, que marcou a sua volta ao Top 200 da Billboard.