ft1Alicia

Alicia Augello-Cook nasceu no dia 25 de janeiro de 1981 na cidade de Nova York, Estados Unidos. Além de cantora, é pianista, compositora e produtora. Filha de um jamaicano com uma italiana, começou a carreira fazendo uma ponta na série televisiva “The Bing Cosby Show” com quatro anos de idade. Compôs a primeira música com catorze anos. om dezesseis, formou-se como a melhor aluna da Escola de Artes Profissionais, uma das mais categorizadas da sua cidade natal. 

CA carreira profissional começou com um contrato com a Columbia Records, em 1999. O primeiro disco — “Songs In A Minor” — foi lançado em 2001. Estreou na primeira posição da revista Billboard, com 236 mil cópias vendidas na primeira semana de lançamento. Seguiram-se os álbuns: “Verizon Ladies First Tour” (2004), “The Diary Tour” (2005), “As I Am Tour” (2008), “The Freedom Tour” (2010), “Piano & I” (2011) e “Girl on Fire Tour” (2013). De acordo com os números da indústria fonográfica norte-americana, estima-se que tenha vendido mais de trinta milhões de discos ao redor do mundo.

Ao longo da carreira, ganhou dez prêmios Grammy, dez Billboard Music, e cinco American Music Award. Como atriz, participou de várias séries televisivas entre 1985 e 2015. No cinema, estreou em 2007, com uma participação no filme “A Última Cartada”. Emendou, no mesmo ano, “O Diário de Uma Babá” e, em 2008, “A Vida Secreta das Abelhas”. No total na carreira são mais de sessenta videoclipes na internet. Em 2023 postou três novos trabalhos: “Stay” em parceria com o Lucky Daye, “If I Ain´t Got You” em parceria com a Queen Chatlotte´s Orchestra e o “Pele Coat” em parceria com a Lil Durk. Emplacou mais de duzentas músicas em trilhas sonoras de filmes, séries e minisséries, com destaque para a “Girl On Fire” na animação “Sing 2” de 2021.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados