01Sade

HELEN FALASADE ADU nasceu no dia dezesseis de janeiro de 1959, na cidade de Ibadan, Província de Oyo, Nigéria. Filha de mãe britânica, migrou muito cedo para a Inglaterra. Foi criada na cidade de Colchester na região de Essex. Logo adquiriu a cidadania britânica. Cresceu ouvindo o soul do Marvin Gaye e do Curtis Mansfield. Inicialmente, porém, direcionou a sua vida para a moda. Descobriu o talento musical ao participar de uma banda do colégio em que estudou.

Mais tarde, essa mesma banda levou o seu nome e começou a trabalhar profissionalmente. O primeiro disco foi “Diamond Life” de 1984. Com a voz rouca, de franca ascendência negra, começou a se esgueirar pelas rádios FMs da Inglaterra. Passou assim à condição de das força motriz do pop britânico. Esse primeiro disco vendeu cerca de cinco milhões de cópias ao redor do mundo. No total na carreira são seis álbuns. Na internet são vinte videoclipes publicados. O último registro é o “Love Is Found”, trabalho lançado em 2011.

02Promessas
01/04/1986 — Chegou às lojas brasileiras o disco “Promise”, da britânica Sade Adu. É um disco que amplia a proposta da cantora, oferecida no disco de estreia, de um pop esteta, mas não frio. Pontos que tocam a fração feminina do planeta são tratados com o mesmo ar de confidência que tornou o álbum anterior um dos mais deliciosos exercícios de intimismo e sensualidade de todos os tempos.

Quando a intérprete despeja seu contralto é como se ela estivesse falando com o ouvinte. Gravidez (“Tar Baby”), prostituição (“Jezebel”) e morte (“Maureen”) são assuntos de algumas das gemas esculpidas do pensamento pop femininos. Em vez da “pecadora arrependida” e da “predestinada”, a Sade prefere descrever suas personagens como mulheres do dia-a-dia, fustigadas por problemas tão cruéis quanto corriqueiros.

sade deluxe1Amor
de luxo
01/12/1992 — Mais uma a romper longo e inexplicável silêncio é a Sade Adu, cantora e compositora nigeriana fixada na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Quatro anos separam o último disco do novo “Love Deluxe”, lançado agora no Brasil pela Sony Music. O clima desse disco é o mesmo que a tornou mundialmente famosa com o álbum de estreia em 1985: soul sofisticado com a assessoria de uma banda afiadíssima, a mesma que a acompanha desde o início. De acordo com a crítica, é um paciente trabalho de tapeceria pop. O “Love Deluxe” tem nove músicas, com destaque para a “No Ordinary Love” (“Sem Amor Comum”), escolhida para a trilha sonora do filme “Proposta Indecente”.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados