Imprimir
Categoria: Cantoras Fluminenses
Acessos: 2836

01Elza

ELZA GOMES DA CONCEIÇÃO nasceu no dia 23 de junho de 1930 e morreu no dia 20 de janeiro de 2022 na cidade do Rio de Janeiro. Teve uma infância e uma adolescência sofrida. Casou-se aos doze anos por ordem do pai. Mas, aos treze, já estava participando do programa do Ary Barroso, na Rádio Tupi. Ficou viúva aos vinte e um anos, com cinco filhos para criar: quatro meninos e uma menina. Aos trinta e dois anos conheceu o futebolista Garrincha, com quem ficou casada até 1982.

Em 1986, depois de uma acidente automobilístico que resultou na morte de um dos filhos, resolveu passar uns tempos na Europa e nos Estados Unidos. Na carreira, recebeu várias indicações para o Grammy. Em 2007, a BBC de Londres a elegeu “a cantora do milênio”. Gravou, entre 1960 e 2015, trinta e cinco discos, além de seis coletâneas. Entre as grandes homenagens que recebeu em vida, destacam-se o título de doutora honoris causa conferido em 2019 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o enredo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel apresentado na avenida no carnaval carioca de 2020.

02Divina
01/04/1986 — Divina dama da Música Popular Brasileira, com uma carreira de altos e baixos dignos de uma Lady Day dos trópicos, finalmente Elza Soares voltou ao disco. E se ela sempre arrastou a sandália, agora é com luxo e galhardia. “Somos Todos Iguais”, lançado pela gravadora Som Livre, é deliciosamente jazzístico e suingado. Também abusa da versatilidade da cantora na salsa, no samba gemido e no blues. O Grupo Fundo de Quintal também participa, com arranjos bárbaros do saxofonista Glaucus Xavier. Ainda que a capa seja feita como a de um disco caribenho, Elza arrasa (Playboy — Abril de 1986).