Imprimir
Categoria: Marisa Monte
Acessos: 1814

Marisa Monte
ft1ft2ft3

MARISA DE AZEVEDO MONTE nasceu no dia 1.º de julho de 1967 na cidade do Rio de Janeiro. É uma das expoentes da música popular brasileira em todos os tempos. Nascida no seio de uma família de classe média alta, pôde, desde criança, estudar canto e piano. O primeiro contato com o público aconteceu em 1982, com a participação no musical “The Rocky Horror Show”, espetáculo dirigido pelo Miguel Falabella, com alunos do Colégio Andrews, da capital carioca.

Com 19 anos, foi para a Itália, com o objetivo de estudar bel canto, uma técnica interpretativa de ópera. Antes de gravar o primeiro disco, fez muito sucesso cantando em casas de espetáculos do Rio de Janeiro e em especiais de televisão. Pelas mãos do produtor Nélson Motta, cantou com grandes nomes da música nacional e internacional. Segundo reportagem publicada pela revista Playboy em maio de 1988, o produtor adotou, com ela, a “estratégia do avesso”. Descobriu uma cantora solidamente desconhecida, mas que sabia, mesmo, cantar.

Construiu, então, um repertório muito surpreendente. Colocou na voz da moça canções tão diferentes  que iam do Kurt Weill ao Tim Maia, dos Titãs ao Waldick Soriano. Os shows foram programados para pequenas casas cariocas, justamente aquelas ocupadas por pesos pesados da música popular. Ao fim da temporada, as gravadoras se acotovelaram para contratar a mais nova diva da música nacional. Na sequência, veio o primeiro disco — “MM” —, lançado em 1989. No total são nove discos de estúdio. Estima-se tenha vendido, na carreira, mais de 10 milhões de discos. Ganhou diversos prêmios, entre os quais cinco Grammys Latinos. O último deles — melhor canção brasileira para a “Vento Sardo” — aconteceu em 2022.

tribalistas17Álbuns Estúdio
1989   MM
1991   Mais
1994   Verde, Anil, Amarelo...
2000   Memórias
2002   Tribalistas
2006   Infinito Particular
2006   Universo Ao Meu Redor
2011   O Que Você Quer Saber de Verdade
2017   Tribalistas
2021   Portas