jair-rodrigues1Jair Rodrigues

O cantor Jair Rodrigues morreu nesta no dia 8/05/2014, aos 75 anos. Segundo funcionários que trabalham no escritório do cantor, ele foi encontrado morto em sua residência na Granja Viana, na Grande São Paulo. Por volta das 9 horas, sua mulher, Clodine, percebeu que ele não havia acordado. O cantor deixou o filhos Luciana Mello e Jair Oliveira, ambos cantores. Como são vizinhos do pai, os filhos correram para a casa dele assim que souberam da notícia. De acordo com os laudos periciais, a causa da morte foi infarto no miocárdio. Ao enterro compareceram inúmeros artistas de sucesso, os quais lhe prestaram as últimas homenagens.

JAIR RODRIGUES DE OLIVEIRA nasceu no dia 6 de fevereiro de 1939, na cidade de Igarapava, São Paulo. Começou a carreira nos anos 1960 apresentando-se em programas de calouros na televisão. Seu primeiro sucesso foi Deixa Isso Pra Lá, carro-chefe do segundo disco, Vou de Samba Com Você, lançado em 1964. Considerada a precursora do rap nacional, por causa do refrão falado, foi eternizada pela clássica coreografia que o cantor fazia, sempre gesticulando com as mãos. Em 1965, junto com Elis Regina, fez um sucesso enorme com o programa O Fino da Bossa, da TV Record.

jair-rodrigues-elis1No ano seguinte, o cantor participou do Festival da TV Record com a música Disparada, de Geraldo Vandré e Théo Barros, desta vez em sintonia com o Quarteto Novo. A partir daquele momento, a carreira decolou e seu talento lhe assegurou décadas de sucesso. Nesse período, realizou turnês por Europa, Estados Unidos e Japão. Em 1971, gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro. Interpretou ainda sucessos como O Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá. Nas décadas seguintes, sua produção diminuiu de volume. Entretanto, continuaria conhecido pela grande energia e pela alegria contagiante. Gravou 43 discos entre 1964 e 2009. É um dos intérpretes que mais venderam discos em toda a história da Música Popular Brasileira.

{youtube} 82dRs2z6iQs{/youtube}


 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados