the faces1Os rostos

20/07/2021 — Após 46 anos do fim da banda The Faces, o Rod Stewart, o Ronnie Wood e o Kenney Jones estão de volta para gravar músicas inéditas. Em entrevista ao jornal The Times, o guitarrista Ronnie Wood confirmou que os três têm se reunido no estúdio da casa dele em Londres para trabalhar em novas canções. Nos últimos anos, o trio já tinha feito aparições ao vivo juntos, mas nada com a dimensão desse novo projeto. A The Faces se separou em 1975, quando o Rod Stewart, com um tremendo sucesso na época, decidiu alçar voo solo, enquanto o Ronnie tornava-se guitarrista dos Rolling Stones. O último álbum de estúdio do grupo, o “Ooh La La”, foi lançado em 1973. A última aparição pública dos três aconteceu em 2020 no Prêmio Britânico.

20170814aRod
Stweart
RODERICK DAVID STEWART nasceu no dia 10 da janeiro de 1945, na cidade de Londres, Inglaterra. De ascendência escocesa, é conhecido por sua voz áspera e rouca. Começou a ficar famoso no final dos anos de 1960 quando participou do Jeff Beck Group e depois se juntou ao The Faces, iniciando paralelamente a carreira-solo, que já dura cinco décadas. Ao longo desse tempo, atingiu várias vezes as paradas de sucesso, principalmente no Reino Unido, onde chegou ao primeiro lugar com seis álbuns. Por 24 vezes ficou no top 10, seis vezes na posição número um entre as músicas mais executadas e nove vezes a número um em nível mundial.

20170814bEstima-se que tenha vendido cerca de 265 milhões de discos. É o 23.º na lista dos melhores artistas da história e o 17.º na lista dos mais bem sucedidos de todos os tempos. Com dois Grammys no currículo, tornou-se uma das figuras mais irreverentes do mundo. Sua canção mais vendida foi o hit “Da Ya Think I'm Sexy?”, de 1978. Ela atingiu o lugar número um em praticamente todos os países e vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo mundo. Em 1975, mudou-se para os Estados Unidos e pediu a cidadania norte-americana. Lá, lançou o álbum Atlantic Crossing por uma nova gravadora. Com esse disco, voltou ao Top 10 da Billboard.

A canção de maior sucesso foi Sailing. Em 1976, fez enorme sucesso com a canção “Tonight'sthe Night”, que fez parte do álbum “A Night onthe Town”, o primeiro a ganhar um disco de platina pelas vendas. O oitavo álbum, “Foot Loose & Fancy Free”, de 1977, emplacou sucessos como “You're In My Heart” (primeiro lugar nos Estados Unidos), “Hot Legs” e “I Was Only Joking”. Emplacou 148 canções em trilhas sonoras de filmes e de produções televisivas. A última foi “Everiday”, no “Baywatch: SOS Malibu”, lançado em 2017. No Brasil, a canção “I´m In The Mood For Love” foi um dos temas da novela “Salve Jorge”, de 2012. No total, na carreira, são 27 álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e 12 álbuns-compilações.

1986Baladas
01/10/1986 — O quarentão Rod Stewart está lançando no Brasil o seu disco homônimo. É, na opinião dos críticos, uma sequência da carreira e do trabalho de um dos maiores astros da música pop em todos os tempos. Merece destaque especial a regravação de um dos grandes sucessos dos Beatles, a canção “In My Life” (“Na Minha Vida”), uma belíssima balada que traz a assinatura da dupla John Lennon/Paul McCartney. No disco, não há grandes mudanças, não é proposta nenhuma nova linguagem.

Na leitura, apenas o que uma boa canção exige: um coro, uma instrumentação discreta e a voz sempre rouca, às vezes sensual, do intérprete. Outro bom momento do disco foi a inclusão do tema do filme “Perigosamente Juntos”, a faixa “Love Touch” (“Toque de Amor”), um rock-balada inspirado. Ainda no campo das baladas, dois destaques: “In My Own Crazy Way” (“No Meu Próprio Jeito Louco”) e “Every Beat of My Heart” (“Cada Batida do Meu Coração”), especialmente para os românticos. Já para os que gostam de um som mais agitado, nada melhor do que as últimas três faixas do lado A: três rocks da pesada. Segundo o crítico João Lara Mesquita, em artigo na Playboy, “para os antigos fãs fica a evidência de uma carreira ainda em ascensão e, para as novas gerações, o exemplo de um trabalho que deve ser observado porque permanece atual”.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados