Phil
& Brasil
30/01/2026 — O músico e cantor britânico Phil Collins completou setenta e cinco anos de idade nesta data. É um dos mais proeminentes da música internacional, sucesso em diversos países. Para comemorar a data, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais fez um levantamento do trabalho dele registrado no Brasil. De acordo com os dados, o artista tem 631 obras musicais (composições) e 905 gravações registradas no órgão. O levantamento indica que a música “Against All Odds” (“Contra Todas as Possibilidades”) foi a mais tocada no Brasil nos últimos cinco anos, especialmente nas emissoras de rádio. Em seguida aparecem as músicas “Another Day in Paradise” e “Easy lover”.
Phil Collins
PHILIP DAVID CHARLES COLLINS nasceu no dia trinta de janeiro de 1951 na cidade de Londres, capital da Inglaterra, Reino Unido. Filho de uma agente teatral, desde cedo esteve em contato com a arte. Com cinco anos de idade ganhou de presente de Natal um kit de bateria. Apaixonou-se. Logo já estava tocando em programas televisivos e radiofônicos. Em 1970, quando tinha dezenove anos, ingressou na banda Gênesis, então um dos maiores sucessos do Reino Unido. Depois que o Peter Gabriel deixou o grupo, assumiu também a função de vocalista. Com a Gênesis gravou doze álbuns de estúdio. Deixou a banda em 1996.
Na carreira-solo pôde mostrar deixar mais evidente a sua incrível versatilidade. Nessa nova era gravou oito álbuns de estúdio. O último deles, o “Going Back”, tornou-se um grande sucesso global. Alcançou o “top cinco” nas paradas radiofônicas em 16 países e atingiu o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido. Esse trabalho o confirmou no patamar de estrela global. Como artista-solo, estima-se que tenha vendido mais de 150 milhões de discos ao redor do mundo. Na internet são 84 videoclipes publicados tanto do tempo com a banda Gênesis quanto do tempo da carreira-solo. Para o cinema, compôs em 1999 a trilha sonora do filme “Tarzan”. Ganhou o Oscar de “melhor canção original” (“You´ll Be in My Heart”). Como ator registra 22 créditos.
Álbuns
de estúdio
1981 Face Value
1982 Hello, I Must Be Going!
1985 No Jacket Required
1987 ...But Seriously
1993 Both Sides
1996 Dance into the Light
2002 Testify
2010 Going Back