Imprimir
Categoria: Escultores
Acessos: 3627

bourdelle1Bourdelle

Émile Antoine Bourdelle nasceu no dia 30 de outubro de 1861, na localidade de Montauban, França. Morreu no dia 1.º de outubro de 1929, na localidade de Le Vésinet.

Além de escultor, enveredou pela pintura e pelo desenho. Concluiu aos 13 anos a escola primária, dedicando-se imediatamente a trabalhar como gravador de madeira na oficina do seu pai. Nas artes, estudou com Jean Alexandre Faguière e com Jules Dalou, dois expoentes da escultura naturalista em seu país. Depois, tornou-se discípulo de Auguste Rodin. Com esse mestre, tentou descobrir nos estilos arcaicos da Grécia e da arte romântica o segredo da estabilidade arquitetônica.

Pretendendo a força e a grandiosidade, estudou apaixonadamente as técnicas dos escultores antigos, mas não conseguiu se libertar de certa grandiloquência formal. Seus primeiros sucessos — “Beethoven” (com os cabelos ao vento) e “Hércules Arqueiro” —, de 1909, são apelos endereçados à multidão. O “Monumento aos Mortos” (1902), feito para sua cidade natal, apresenta, também, exagerado movimento. Influências diretas da arte romântica se fazem sentir na “Virgem da Alsácia” e no “Mickiewicz Caminhando”. São famosos seus retratos de personalidades da época, as quais lhe asseguraram sólido renome. Entre elas estão Anatole France e James Frazer. Recebeu a comenda da Legião de Honra em 1924.