John Lennon

19/10/2020 — O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de direitos autorais realizou uma pesquisa sobre as músicas do John Lennon mais gravadas e executadas no Brasil. Além das composições-solo, também foram consideradas aquelas músicas compostas em parceria com o Paul McCartney. O primeiro lugar ficou com a música “Yesterday”, seguida da “Imagine” e da “Eleanor Rigby”. Completam o top cinco a “Let It Be” e a “Hey Jude”. A pesquisa levou em consideração as canções creditadas ao John Lennon que integram o cadastro do ECAD. Ao todo são 545 músicas e 1.109 gravações. De acordo com o escritório, 80% dos rendimentos de direitos autorais referentes à obra do cantor e compositor britânico decorrem de shows, rádio e televisão.

lennon legend dvdClássicos
27/08/2020 — Chegará em outubro às lojas de todo o mundo uma caixa de discos com as melhores músicas do John Lennon. A iniciativa faz parte do projeto de comemoração dos 80 anos (09/10/1940) do nascimento do músico, compositor e cantor inglês. A escolha das músicas, feita pela esposa Yoko Lennon e pelo filho Sean Lennon, levou em consideração as predileções do próprio artista. As faixas foram pinçadas de todos os álbuns-solo do Lennon. Da época em que era líder dos Beatles, apenas a “Come Together”, do disco “Abbey Road”, lançado em 1969. Além dos discos, a caixa oferecerá aos fãs pôsteres, um livro de 124 páginas detalhando cada faixa e até um cartão postal enviado à rainha Elizabeth II em que o artista recusa a medalha de cavaleiro do Império Britânico.

John & Yoko
15/06/2017 — Após 46 anos do lançamento da música “Imagine”, do John Lennon, a esposa e colaboradora dele, Yoko Ono, foi oficialmente creditada como co-compositora da música. Segundo a informação publicada pela revista Variety, a National Music Publishers Association fez o anúncio durante uma festa de gala em homenagem à artista japonesa. A decisão da organização reflete os desejos do próprio John Lennon. Numa entrevista de 1980, o ex-beatle creditou à esposa a influência e a inspiração para escrever a canção. Outra consequência imediata da decisão é que a “Imagine” só cairá no domínio público após a morte da co-autora. Pelas leis americanas, o direito autoral expira aos 70 anos da morte do autor. John Lennon morreu em 1980. Nasceu no dia 09 de outubro de 1940.

john-lennon a-vidaThe Life
11/03/2009 — Está chegando às livrarias a obra “John Lennon: A Vida”, do jornalista inglês Philip Norman. O livro narra a trajetória dos Beatles e a carreira-solo do Lennon, com muitas minúcias, iluminando a personalidade surpreendentemente insegura e contraditória do cantor. Ele teve uma infância problemática: desgarrado do pai e da mãe, um casal divorciado, viveu grande parte da infância com uma tia, na cidade de Liverpool. Essa experiência lhe teria deixado a sensação de não ser amado, Reaproximou-se da mãe, Júlia, na adolescência. O auto da biografia levanta a hipótese, que não chega a provar, de que ambos poderiam ter tido uma experiência incestuosa. O cantor também se sentia atraído pelo copanheiro Stu Suticliffe, que morreu antes de os Beatles gravarem o primeiro disco. Lennon, entretanto, se enfurecia quando levantavam dúvidas sobre a sua heterossexualidade.

Uma Ex-Mulher
21/09/2005 — John Lennon era ciumento, violento e inseguro. É o que conta a primeira mulher do artista, Cinthia Powell, na biografia “John”, lançado nos Estados Unidos e na Europa. No livro, a ex-mulher também demole outro mito: Mimi, a tia que criou o cantor. Mostrada como boazinha em outras biografias, a tia é descrita como uma bruxa. Lennon se casou com Cynthia em 1962, depois de engravidá-la. A união foi um desastre. Ele não suportava a ideia de viajar com a mulher no período em que os Beatles gozavam de popularidade com o público feminino. Agredia a mulher verbalmente e não dava bola para o filho, Julian. Chegou a dizer, segundo a ex-esposa, que o garoto foi gerado numa noite de bebedeira. A gota d´água se deu em 1968, quando a banda viajou para a Índia. LennonesqueceuCynthia numa estação de trem.

Pouco tempo depois, John Lennon conheceu a japonesa Yoko Ono e passou a trair a esposa abertamente. Em 1969, aconteceu o divórcio. As agressões cometidas pelo cantor contra a mulher já tinham sido motivo de um livro, publicado em 1978, mas não com tantos detalhes. O mesmo vale para a tia. Agora que a parente está morta, Cynthia não a poupa. Afirma que o comportamento irascível do cantor se devia à maneira cruel com a qual a tia o tratava. Segundo biografias autorizadas, Mimi teria acolhido o John depois que o pai dele, um marilheiro mulherengo, zarpou de Liverpool. Também a mãe se mostrou inapta para cuidar do filho. A ex-mulher sutenta que a tia é que teria afastado o menino da mãe, que, mais tarde, morreria num acidente automobilístico. A tia, entretanto, segundo a Cynthia, dava mais atenção aos seus gastos do que ao rapaz.

Lennon Lenda
05/11/2003 — Está chegando às lojas brasileiras o DVD “Lennon Legend”, um lançamento da gravadora EMI. Baseado no repertório do CD homônimo, lançado na metade dos anos de 1990, o DVD reúne clipes de vinte canções que marcaram a carreira-solo do cantor. Vai da “Imagine” à “Working Class Hero”. Parte dos videos foi elaborada especialmente para esse trabalho e os já existentes passaram por restaurações. O lançamento também traz uma série de extras curiosos. Há imagens de uma performance feita pelo Lennon nos anos de 1960 e um registro da última apresentação ao vivo do cantor, na televisão, em 1975. Nos últimos anos, a vida e a obra do ex-beatle ganharam inúmeros registros. Faltava, no entanto, uma antologia tão abrangente quanto essa, produzida pela víuva Yoko Ono.

john-lennon o-mitoFitas Cassete
08/05/2002 — Foram leiloadas, pelo equivalente a R$ 460 mil duas fitas cassete com gravações do John Lennon. Nessas gravações, o ex-beatle improvisa canções e conta histórias para a enteada Kyoko. O comprador foi um colecionador norte-americano que não quis ser identificado.

Cinebiografia
03/12/2000 — Está chegando aos cinemas mundiais o filme “John Lennon — O Mito”, biografia da vida do cantor e compositor que fez sucesso com a banda The Beatles. Dirigido pelo britânico David Carson, o protagonista é vivido pelo ator Philip McQuillan. O filme se concentra nos oito anos de juventude do artista, dos 16 aos 23 anos, da sua adolescência vivendo com a tia Mimi Smith e dos primeiros sucessos musicais. Também trata do abandono do cantor pelo pai, da dupla perda da mãe, da introdução do Paul McCartney no Salão da Igreja de São Pedro, do cortejo e casamento com sua primeira esposa, do desapontamento com a família, da perda de seu melhor amigo Sutcliffe, do nascimento de seu filho, Julian, e da popularidade inicial dos Beatles na Alemanha.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados