Bob & ECAD

11/05/2022 — Há 41 anos, o mundo perdia o maior símbolo do reggae, o músico jamaicano Bob Marley. Desde 2012, o dia 11 de maio marca a data de celebração do Dia Nacional do Reggae. Para relembrar, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais elencou as músicas mais tocadas do Bob Marley no Brasil nos últimos cinco anos. O artista possui 635 músicas e quase 1.900 gravações cadastradas no banco de dados da instituição. A canção mais tocada e mais gravada por outros artistas é a “Is This Love”. Neste período, os herdeiros do cantor ganharam mais de 75% dos rendimentos pela reprodução das canções em rádios, shows e TVs.

O sucesso “Is This Love” foi lançado em 1978 no álbum “Kaya”, numa parceira com a banda The Wailers. A música rende até hoje diversos imitações de artistas nacionais e internacionais. Em 2005, o cantor Paulo Ricardo fez uma versão para a música no álbum “Acústico Vivo”. No ranking do ECAD, a segunda música do Bob Marley de maior sucesso no Brasil é a “Could You Be Loved”. Ela foi lançada postumamente em 1984, novamente com a banda The Wailers. O terceiro lugar pertence à música “Stir It Up”, lançada originalmente em 1973. Completam o “top cinco” as músicas “Get Up, Stand Up” e a “Three Little Birds” de 1977. Essa é a que mais acumula versões no Brasil, uma delas da lavra do Giberto Gil.

ft1Marley
ROBERT NESTA MARLEY nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945, na vila de Nine Mile, paróquia de Saint Ann, condado de Middlesex, Jamaica. Morreu no dia 11 de maio de 1981, na cidade de Miami, Flórida, Estados Unidos. Filho de um militar branco inglês com uma negra nativa, teve a infância e a adolescência muito difíceis, por causa do abandono paterno. Por isso, cresceu numa favela de Kingston, a capital do seu país. 

Interessou-se pela música muito cedo, improvisando guitarras feitas de lata. Mais tarde, embora tenha arrumado um emprego de soldador, tomava aulas de canto para aperfeiçoar a sua técnica. Em 1962, fez a sua primeira gravação, com a música “Judge Not”. No ano seguinte, resolveu criar uma banda — Wailing Wailers —, juntando os amigos Bunny Wailer e Peter Tosh. O grupo finalizou o seu primeiro disco — “Simmer Down” —, o qual causou muita sensação em seu país. Em 1966, foi para os Estados Unidos, onde ficou apenas oito meses. Voltou para a Jamaica e investiu forte na cultura rastafári. 

As canções sociais e espirituais, compostas a partir daí, seriam a sua marca registrada. A reputação da banda começava, assim, a extrapolar as fronteiras da Jamaica. Seus discos foram lançados com sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unido, divulgando o rastafári e um novo estilo musical — o reggae. Essa euforia teria repercussão no disco “Burnin”, de 1973. Com conteúdo mais politizado, o trabalho atingiu o público branco da Europa, com os clássicos “Get Ut, Stand Up” e “I Shot the Sheriff”. Mas foi em 1974, que veio o maior sucesso: “No Woman Cry”. Foram doze discos entre 1965 e 1980, além de um póstumo — “Confrontation” —, de 1983. Morreu aos 36 anos, vítima de câncer no cérebro, pulmão e estômago. Em 2024 foi lançado nos cinemas mundiais a cinebiografia dele.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados