Andorra
![]() |
![]() |
ANDORRA, A VELHA foi fundada no Século 10 pelo rei francês Carlos Magno. Mas estudos arqueológicos indicam a presença de seres humanos no local entre 3500 e 2500 antes da Era Cristã. Situa-se no Monte Pireneus Oriental. Tem pouco mais de vinte mil habitantes em números de 2024. É a capital do Principado de Andorra, pequeno país europeu situado entre a Espanha e a França. O nome provém da língua espanhola basca. Significa “terra dos arbustos”. A primeira citação escrita da cidade está na Ata de Consagração da Catedral de Urgel, documento em que o príncipe francês Conde de Foix e o Bispo de Urgel aceitam compartilhar a soberania do país.
Geograficamente, a cidade de Andorra ocupa uma área de doze quilômetros quadrados a uma altitude de 1.023 metros. O início da povoação aconteceu na parte alta das montanhas. Mas com o tempo esses habitantes foram migrando para as partes mais baixas. O território é cortado pelo Rio Valira. A economia da cidade está sedimentada essencialmente no turismo. Estima-se que receba cerca de oito milhões de turistas por ano, pessoas atraídas pela natureza exuberante e pelos monumentos históricos. É um grande centro financeiro, condição classificada de “paraíso fiscal”. As marcas internacionais têm lá completa isenção de impostos. Na indústria, destacam-se as fábricas de móveis e de bebidas alcoólicas (brandy e anis).
Referência
RIO VALIRA é um curso d´água da Cordilheira dos Pireneus na Europa. Nasce na Paróquia de Encamp em Andorra e desemboca no Rio Segre, curso d´água próximo da cidade de La Seu d'Urgell, depois de percorrer quarenta e quatro quilômetros. A bacia do rio cobre praticamente todo o território andorrano. A conformação dele tem a forma da letra “y”. Os braços superiores formam o Valira do Norte nas cidades de La Massana e Ordino. Os braços inferiores formam o Valira Oriental nas cidades de Canillo e Soldeu. Os braços se unem na cidade de Escaldes-Engordany. As águas do Valira são cristalinas e abrigam uma grande variedade de peixes.