aureliano1Aureliano

Lúcio Domício Aureliano nasceu no dia 9 de setembro de 2014, na localidade de Sirmio (atual Sremska Mitrovica, Sérvia). Morreu em dia e mês incertos do ano de 275, na Trácia (região atualmente dividida entre a Grécia, Turquia e Bulgária).

De origem humilde, pertenceu ao grupo de “imperadores soldados” que estiveram na base da restauração do império nos finais do século III. Soldado excepcional, era conhecido como manum ad ferrum (mão na espada). Casado com a imperatriz Úlpia Severina, uma personalidade quase desconhecida, foi o primeiro imperador que se fez divinizar em vida. Depois da morte de Cláudio Quintilo, o exército o elegeu imperador em 270. Procurou reconstituir o império, em anarquia desde a morte de Alexandre Severo.

aureliano2Lutou contra os povos bárbaros, restabeleceu a unidade imperial, submeteu algumas regiões que pretendiam a independência, especialmente na Bretanha (atual Inglaterra), na Gália (atual França), Espanha, Egito, Síria e Mesopotâmia. Internamente, reformou a administração e cuidou especialmente de Roma, cercando a cidade com uma nova muralha. Realizou importante reforma religiosa, estabelecendo o culto monoteísta do Sol, divindade suprema de quem o imperador era uma emanação. Mandou proclamar o deus-sol como o principal padroeiro do império e dedicou um templo a ele no Campo de Marte. Foi morto por um dos seus antigos escravos em 275.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados