Imprimir
Categoria: Reis
Acessos: 2515

ezequias-selo15aEzequias

05/12/2015 — Arqueólogos israelenses descobriram uma marca do selo do rei bíblico Ezequias, que ajudou a transformar Jerusalém numa metrópole na antiguidade. A inscrição circular numa peça de argila de menos de um centímetro de comprimento pode muito bem ter sido feita pelo próprio rei, segundo os cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, que dirigiu a escavação onde a peça foi encontrada. Ezequias reinou aproximadamente no ano 700 antes da Era Cristã e é descrito na Bíblia como um monarca ousado: “de modo que não houve ninguém semelhante a ele, entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele” (2 Reis, 18:5). Ele teria se dedicado a eliminar a idolatria existente no seu reino.

ezequias-estatua1EZEQUIAS nasceu em dia e mês incertos do ano de 726 a. C. Morreu em dia e mês incertos do ano de 697 a. C. Era Filho de Acaz e de Abi, filha de Zacarias (II Reis 18:2) ou Abia (2 Cr 29:1). Foi o 13.º rei de Judá. Reinou conjuntamente com seu pai de 729 a 715 a. C. Com 25 anos, tornou-se rei absoluto por 29 anos. Seguiu o exemplo do seu brilhante antepassado, o Rei Davi. No início do seu reinado, reparou e purificou o templo de Jerusalém. Reintegrou os sacerdotes e levitas ao seu ministério e restaurou a celebração da Páscoa (II Crônicas 29:3 e 30:5). Além disso, combateu a idolatria em Judá, proibindo o culto aos deuses pagãos. Determinando também que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Moisés, pois o povo a estava adorando.

Devido à sua obediência, a Bíblia relata que deus trouxe paz ao seu reino. De acordo com o texto bíblico, ao ser confrontado pelo rei da Assíria, Senaqueribe, orou a deus e foi salvo do cerco de Jerusalém (por volta do ano 701 a. C.). Um anjo teria exterminado 185 mil soldados assírios durante a noite. Após a expulsão dos assírios, o rei experimentou um novo milagre. Tendo adoecido gravemente, acometido de úlcera (alguns acreditam tratar-se de um câncer), o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer. Não se conformando, ele se pôs a orar e Isaías retornou com outra mensagem de deus informando um acréscimo de mais quinze anos à sua vida. E, como prova do cumprimento dessa palavra, deus lhe deu um sinal, fazendo atrasar em dez graus a sombra do relógio solar construído pelo seu pai Acaz.