Imprimir
Categoria: Cidades Americanas
Acessos: 1493

los-angeles1Los Angeles

Fundada pelos espanhóis no dia 4 de setembro 1781, foi incorporada como cidade nos Estados Unidos no dia 4 de abril de 1850.

É a segunda maior cidade americana, com quase quatro milhões de habitantes. Apelidada de “Cidade dos Anjos”, é um centro mundial de negócios, comércio internacional, entretenimento, cultura, mídia, moda, ciência, tecnologia e educação. É o lar de instituições de renome cobrindo um vasto leque de campos profissionais e culturais. Constitui-se num dos motores mais importantes da economia americana. Em 2008, foi classificada como a oitava cidade mais economicamente poderosa do mundo pela Forbes, e como a terceira dos Estados Unidos, atrás apenas de Nova York e Chicago. Como sede de Hollywood, é conhecida como a “Capital Mundial do Entretenimento”, a líder mundial na criação de filmes, produção de televisão, videogames e música gravada.

los-angeles hb1De acordo com estudos históricos, muito tempo antes da chegada dos primeiros europeus, a região abrigava nativos da tribo shoshone, que tinha no local uma aldeia chamada Yang-na. Em 1542, o explorador português João Rodrigues Cabrilho descobriu a aldeia e foi recebido amigavelmente pelos nativos. Anotou a localização, mas a região ficou esquecida até 1769. Neste ano, o explorador espanhol Gaspar de Portolá e o missionário Juan Crespi, numa expedição, depararam-se com a aldeia, descrevendo-a como um lugar maravilhoso e em condições para um grande assentamento. Religiosos, nomearam o local de Nossa Senhora Rainha dos Anjos de Porciúncula.

los-angeles tcf1Os espanhóis logo começaram o povoamento da região, fundando a Missão de São Gabriel Arcanjo, que abrigou um pequeno centro religioso a oito quilômetros a leste dos atuais limites da cidade. São Gabriel acabou por se tornar um importante centro agropecuário, cultural e religioso e o mais importante de outros oito assentamentos criados pelos espanhóis ao longo do atual Estado da Califórnia. Em 1781, um grupo de quase cinquenta pessoas chegou ao local e fundou oficialmente a cidade. A partir de 1800, passou a ser um importante centro pecuário, com gigantescas fazendas de criação de bovinos e equinos.

Em 1821, o México tornou-se independente da Espanha, tomando, em seguida, o controle de toda a Califórnia. Los Angeles também passou para controle mexicano, alternando com Monterrey como a capital território da Alta Califórnia. Em 1841, a região começou a receber colonos americanos. Em 1846, Estados Unidos e México começam uma guerra. A cidade foi, então, capturada pelos americanos, o que levou à assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848, pelo qual o México cedeu todo o território da Califórnia para os Estados Unidos. Em 1856, um grupo de mexicanos realizou uma revolta popular para que a cidade voltasse ao controle de seu país, mas seus líderes foram capturados e enforcados.

los-angeles uni1A ferrovia chegou em 1876, o que aumentou de forma vertiginosa o número de habitantes. A população chegou a cinquenta mil habitantes em 1890 e a mais de cem mil no início do século XX. A partir de 1890, anexou várias comunidades limítrofes, inclusive Hollywood, em 1910, que viria a ser o centro mundial da produção cinematográfica. Com a construção do Canal do Panamá em 1913, passou a ser o principal centro portuário do oeste americano. A partir de 1920, cresceram os setores de turismo e petroleiro, trazendo a instalação de variado tipo de indústrias, desde aviões até produtos manufaturados. Essa pujança fez dela uma das principais metrópoles de todo o mundo. Em 2013, de acordo com os dados, contava com cerca de 3,8 milhões de habitantes. Dentre os seus filhos ilustres, destacam-se Cindy Margolis (atriz), Claire Sinclair (modelo fotográfico), Jodie Foster (atriz), Marguerite Empey (modelo fotográfico) e Marilyn Monroe (atriz).