Alegrete

ALEGRETE adquiriu a emancipação política com a criação da vila no dia 25 de outubro de 1831. Foi elevada à categoria de cidade no dia 22 de janeiro de 1857. Localiza-se no oeste do Estado do Rio Grande do Sul, a 506 quilômetros de distância da capital Porto Alegre. De acordo as estimativas de 2018, possui uma população de 74.173 habitantes, assentados numa área de 7,8 mil km².

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão conta de que a economia da cidade se baseia no comércio e serviços (61%), agropecuária (22%) e indústria (17%). Historicamente, as origens do município datam do início do século XIX quando os aventureiros Borges de Canto e Santos Pedroso conquistaram o território das missões jesuíticas, situadas ao norte do Rio Ibicuí, para a coroa portuguesa. Para assegurar essa conquista, o governo português lançou, ao sul do mesmo rio, a Guarda Portuguesa do Rio Inhanduí.

Em torno dessa guarda se formou o Povoado dos AparecidosEm 1814, os uruguaios atacaram o povoado, causando a fuga dos moradores para a margem esquerda do Rio Ibirapuitã. Ali, eles ergueram novo povoado e uma nova capela denominada Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Alegrete, em homenagem ao líder político português, Marquês de Alegrete. Durante a Revolução Farroupilha, iniciada em 1835, a cidade tornou-se a terceira capital da República Rio-Grandense (1842-1845). Nela, em 1843, foi concluída e aprovada a Constituição da República Rio-Grandense.

Filhos ilustres de Alegrete
joao-saldanha in1 mario-quintana in2 osvaldo-aranha in1
João Saldanha
jornalista 

Mário Quintana
poeta

Osvaldo Aranha
diplomata 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados